Exposições na Biblioteca comemoram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
30 de novembro de 2017

eesc exposicao esculturas pinturas

A data é celebrada anualmente, desde 1992. O objetivo é chamar a atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como esses objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

eesc exposicao pinturasDaniela é artista plástica e utiliza a técnica de pintura com a boca para suas criações. Tendo iniciado seu trabalho em 1994, gosta de abordar diversos temas, em especial figuras de cavalos. Em cada pincelada transporta-se para dentro de suas obras buscando vivencias e movimentos que nunca teve.

Como integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, com sede na Suíça, tem suas obras reproduzidas em cartões e calendários no Brasil e exterior. Além do trabalho como pintora, Daniela realiza palestras motivacionais, oficinas de pintura e atua como atriz na peça de teatro Menina de Arte, uma adaptação da biografia da artista.

eesc exposicao esculturasPoucos meses após obter o diploma de engenheiro civil, Inácio Vandier foi acometido por uma doença genética que causa a perda gradativa da visão. Em busca da reabilitação, passou por escolas como a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Lara Mara, em São Paulo, onde fez cursos sobre mobilidade, informática, braile e modelagem com argila.

A partir daí, utilizando a escultura como terapia para superar suas dificuldades, desenvolveu suas habilidades, qualificou-se e evoluiu, fazendo esculturas cada vez mais complexas, as quais expressam temas subjetivos em nossa sociedade como política, valores e justiça. Atualmente, a arte em argila tornou-se para ele uma atividade profissional, recebendo encomendas de vários lugares do País.

Árvore de Natal

eesc exposicao natalAlém das exposições, a Biblioteca convida toda a comunidade para deixar uma mensagem na árvore de Natal montada no seu saguão de entrada. Até o dia 6 de janeiro, está disponível um cesto com cartões e caneta para que os interessados escrevam uma mensagem para 2018 e a pendurem na árvore.

A visitação às exposições e a participação para a composição das mensagens de Natal é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 21h30. A Biblioteca da EESC localiza-se na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

informação

Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da EESC Tels.: (16) 3373-9247 e 3373-9207 E-mail: biblioteca@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do Ministério da Educação Imagens: Arquivo pessoal / Divulgação