"VIII Encontro de Pesquisas de Doutorado do Departamento de Engenharia de Estruturas" foi realizado com sucesso
29 de novembro de 2017

eesc endoset

A exemplo das edições anteriores, foram realizadas apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, englobando pesquisas em desenvolvimento e em fase de conclusão, com objetivo de promover a interação entre os pesquisadores e possíveis contribuições entre os trabalhos das diferentes áreas.

Também fez parte da programação desta oitava edição uma sessão especial com os alunos e pós-doutorandos que fizeram intercâmbio, na qual eles foram convidados a compartilhar suas experiências no exterior e tirar as dúvidas daqueles que ainda não tiveram essa oportunidade.

Além das apresentações dos alunos, o encontro reuniu dois egressos do Programa que contaram suas experiências profissionais: o Coordenador de Projetos Metro-Ferroviários na ENGECORPS / TYPSA, Alexandre Luis Sudano, e o professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, Gustavo Henrique Siqueira.

Completando a programação, o membro do Conselho Superior da FAPESP e professor da EESC, João Fernando Gomes de Oliveira, ministrou a palestra intitulada O Futuro da Pesquisa nas Universidades: Necessidade urgente de novos paradigmas de governança planejamento e gestão, e o coordenador da área de Engenharia na FAPESP e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, Holmer Savastano Junior, proferiu a apresentação Uma visão da importância da pós-graduação e das pesquisas na construção civil no Brasil.

Histórico do evento

A primeira edição do ENDOSET aconteceu em 1999, como um esforço do então coordenador do Programa e docente do SET, Sergio Persival Baroncini Proença. O balanço positivo da experiência inicial propiciou a reedição do evento nos anos de 2001, 2006, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017.

informação

Departamento de Engenharia de Estruturas Tel.: (16) 3373-9481 E-mail: departamento.estruturas@eesc.usp.br

{gallery cols=4}/2017/endoset{/gallery}

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Masaki Kawabata Neto e Clayton Pereira da Silva