Palestra "Altruísmo Eficaz – Doing Good Better" abordará empreendedorismo social
10 de novembro de 2017

eesc facebook altruismo eficaz

A partir das definições de altruísmo – conjunto das disposições humanas ou inclinações instintivas que incitam os seres humanos a se preocuparem e se dedicarem aos outros – e de ser eficaz – aquilo que é bom ou ideal para causar um resultado pretendido –, tem-se a concepção de um movimento social e uma filosofia que possui uma abordagem baseada em evidências, conhecimento científico-acadêmico e na razão para determinar formas mais eficazes de beneficiar o próximo, encorajando pessoas a considerarem causas e ações que proporcionem o maior impacto positivo na sociedade, com base nos seus valores.

Apresentada por Guilherme Samora, a palestra visa introduzir no ambiente universitário esse movimento, até então é pouco conhecido pelos alunos, incentivando o empreendedorismo social em todos os âmbitos estudantis, mas principalmente naqueles que se dispõem a atuar de maneira benéfica para a sociedade.

O encontro foi idealizado pelos seguintes grupos de extensão universitária: Semana da Engenharia Ambiental, Projeto Sol, Capitalismo Consciente, Engenharia Ambiental Junior, AIESEC, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais, Sanca Social e Operação Natal, contando com o apoio institucional da EESC. Esses grupos, representados por estudantes da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possuem como um de seus principais objetivos atingir a comunidade universitária e civil, abordando temáticas sociais e atuando em prol da melhoria dos aspectos coletivos para aqueles que mais necessitam.

Sobre o palestrante

Samora é um empreendedor social formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Já participou do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais pela Fundação Itaú Social e do curso de Empreendedorismo na Stanford University. Além disso, é fundador da Plataforma doebem, a qual surgiu em 2016 com o objetivo de conectar doadores e organizações sem fins lucrativos.

informação

Evento no Facebook