Do barro às telas de pintura: SEL recebe exposição “Proximidades”
27 de outubro de 2017
Compartilhe:

 

eesc exposicao sel proximidades

 

O lado de maior suavidade da exposição fica por conta da artista Sueli Ferrer. Especialista em quadros que retratam comportamentos ligados ao amor, respeito e às formas de estar no mundo, ela traz no trabalho Paisagens Ínfimas imagens com contrastes sutis que exploram os efeitos do tempo. Já na obra Ensaios sobre a delicadeza, os quadros da autora ilustram versões de desenhos das sombras, recortadas de seu contexto e com ganho de volume, o que as torna únicas.

 

Entre as belas telas de Sueli, estão as obras de Euzania Andrade, arte educadora e artista visual. Em seu trabalho Livro de Artista – Origem, os interessados poderão acompanhar palavras e desenhos registrados em objetos de barro e metal que contam um pouco de sua história, trazendo relatos íntimos e pessoais da autora. Os horários para visita são das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita.

 

A exposição é realizada no âmbito do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da EESC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus da USP São Carlos (GCACEx). A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias.

 

eesc exposicao sel proximidades 1

 

Sobre as autoras

Euzania Andrade – artista visual e arte educadora graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Uberlândia, licenciada em Desenho e Plástica e em Educação Artística; com mestrado e doutorado em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara.

 

Euzania participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior e foi, de 2009 a 2012, Secretária Municipal da Cultura de Araraquara, de 2011 a 2012, Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara e, desde 2006, é professora de História da Arte e Cultura Brasileira Contemporânea na Universidade Paulista (UNIP). Paralelamente, em seu ateliê em Araraquara, Arte 220 – Espaço Criativo, mantém grupos de pesquisa em Arte Contemporânea e realiza cursos e exposições.

 

eesc exposicao sel proximidades 2

 

Sueli S Ferrer – paulistana que vive em Araraquara, Sueli cursou a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP entre 1978 e 1982 e, em 1984, mudou-se para o interior, onde desenvolve sua produção artística a partir de pesquisas em gravura e monotipia, desenho, colagem e objetos.

 

Coordenou o departamento de Arte da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara e participou de exposições coletivas e individuais em São Paulo, Araraquara e região. De 2013 a 2016 integrou o Latitude22, ateliê de pesquisa em poéticas visuais, em Ribeirão Preto. Sueli ministra cursos em várias instituições culturais da região e também em seu ateliê, fundado e coordenado por ela desde 2009. O Gris atelier, espaço galeria independente, dedica-se à pesquisa, produção e difusão da arte contemporânea.

 

informação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESCTel.: (16) 3373-8276E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL

Fotos: Eliana Saldanha


Veja também