Bolsista PUB apresenta artigo em principal congresso de engenharia de produção do Brasil
25 de outubro de 2017

eesc slide francato

O ENEGEP, evento realizado desde 1981, é organizado com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e agrega profissionais, pesquisadores, estudantes e professores, interessados no desenvolvimento da engenharia de produção no Brasil. O evento vem construindo um histórico que tem possibilitado transformar área, no tocante ao papel da engenharia, num dos grandes vetores de transformação do Brasil em um país mais justo e competitivo.

eesc slide francato2O artigo – cujo título é Vantagens e Desafios na Implementação do Propósito em Empresas Conscientes: Uma Contribuição Teórica – foi escrito em coautoria com outro estudante de graduação em Engenharia de Produção da EESC, Alisson Gazzola Pereira, durante o período no qual o bolsista participou do Programa de Bolsas Unificados da USP 2016-2017, no projeto com o tema Estudo acadêmico da abordagem do Capitalismo Consciente - bases conceituais e próximos passos, do qual o professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Mateus C. Gerolamo, foi o coordenador-orientador e também coautor do artigo.

"Gostaria muito de agradecer à Comissão Coordenadora de Curso da Engenharia de Produção e aos conselheiros do Instituto Capitalismo Consciente Brasil pela ajuda e realização do crowdfunding que viabilizaram minha ida ao ENEGEP para apresentar esse artigo. Foi uma experiência maravilhosa participar de um evento dessa magnitude, principalmente com todas as mudanças que a engenharia de produção vem passando", afirmou o Francato.

Já o professor Gerolamo, orientador do bolsista, realçou: "o Programa Unificado de Bolsas da USP é uma excelente oportunidade para estudantes que pretendem realizar pesquisa e extensão na Universidade. Durante a realização desse projeto, contamos também com apoio do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que doou livros para a distribuição no evento e para a doação à Biblioteca da EESC, o qual eu gostaria de agradecer".

Um projeto de continuação desse trabalho foi aprovado no edital 2017-2018 do Programa Unificado de Bolsas, sob o título Avaliação das Empresas Humanizadas no Brasil: Uma Aplicação Acadêmica do Estudo Firms of Endearment de Raj Sisodia no Contexto Brasileiro e conta com dois bolsistas aprovados, já selecionados, e o projeto está em fase de execução.

O artigo aprovado está disponível nos anais do ENEGEP, e pode ser acessado por meio deste link.

informação

Professor Mateus Gerolamo Departamento de Engenharia de Produção da EESC Tel.: (16) 3373-8643 E-mail: gerolamo@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Adaptação de Lucas Francato