EESC participa da "Semana USP de Ciência e Tecnologia"
25 de outubro de 2017

eesc slide semanauspct

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participará com diversas atividades, confira a programação a seguir.

Palestra – Robótica no Dia a Dia

A apresentação vai mostrar de uma maneira lúdica como os jovens poderão encontrar aplicações de robótica em tarefas cotidianas nos próximos anos, as pesquisas que estão sendo feitas na EESC e como a matemática está envolvida em toda a base da robótica.

Palestrante: professor Marcelo Becker, do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC. Data: sexta-feira, dia 27, às 9 horas. Local: Anfiteatro de Convenções Jorge Caron. Público-alvo: todos os interessados, sem necessidade de inscrição para participar.

Palestra – O Programa Aeronave Silenciosa

Palestrante: professor Fernando Martini Catalano, do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC. Data: sexta-feira, dia 27, às 10 horas. Local: Anfiteatro de Convenções Jorge Caron. Público-alvo: todos os interessados, sem necessidade de inscrição para participar.

Palestra – Aplicação do Conceito de Biorrefinaria a Estações de Tratamento Biológico de Águas Residuárias

A apresentação abordará as bases para aplicar o conceito de biorrefinaria a uma estação de tratamento biológico de águas residuárias, com geração de biocombustíveis e de produtos de alto valor agregado. Tal concepção se baseia no emprego de reatores anaeróbios como unidades principais da estação, principalmente pelo fato desse processo ter como produtos finais uma grande variedade de ácidos orgânicos e solventes na fase líquida, além de hidrogênio e metano na fase gasosa. Nessa nova abordagem, águas residuárias predominantemente orgânicas são as matérias-primas do processo e a estação de tratamento, com seus equipamentos e reatores, constituem a rede de instalações para geração de produtos e subprodutos de alto valor agregado.

Palestrante: professor Marcelo Zaiat, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC. Data: sexta-feira, dia 27, às 11 horas. Local: Anfiteatro de Convenções Jorge Caron. Público-alvo: todos os interessados, sem necessidade de inscrição para participar.

Exposição – Ciência e Tecnologia na Praça XV

O evento consiste de uma mostra na qual as unidades do campus da USP em São Carlos vão apresentar pesquisas e projetos de extensão. A Escola marcará presença com as exposições dos grupos de atividades extracurriculares EESC USP Baja, Warthog Robotics e Soluções de Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (SEMEAR).

Data: Domingo, dia 29, das 13 às 19 horas. Local: Praça XV de novembro. Público-alvo: todos os interessados, sem necessidade de inscrição para participar.

A programação completa e mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Adaptação de eriwst / visualhunt