EESC oferece palestra sobre o Open Research and Contributors Identification (ORCiD)
18 de outubro de 2017

eesc orcid

A atividade é realizada em parceria com o Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, faz parte das disciplinas SEL5722 - Pesquisa Bibliográfica e SEM5892 - Metodologia e Pesquisa Bibliográfica, ministradas pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, Leonardo Andre Ambrosio, e pela professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Luciana Montanari, respectivamente.

ORCiD é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que tem como objetivo criar um identificador permanente que torne possível relacionar, de maneira confiável, pesquisadores às suas contribuições e afiliações institucionais. A USP passou a ser oficialmente membro institucional da ORCiD a partir de setembro de 2016, o que permite à Universidade gerar identificadores autenticados ou autenticar os iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos).

Vale ressaltar que desde o último mês de agosto a CAPES anunciou como obrigatório o uso de iDs para inscrição em programas internacionais com a intenção de aperfeiçoar requisitos de seleção e a avaliação de resultados dos programas.

O evento é destinado a docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e demais interessados e ocorrerá no Auditório I do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE).

informação

Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da EESC Tels.: (16) 3373-9247 e 3373-9207 E-mail: biblioteca@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC