Departamento de Hidráulica e Saneamento realizou evento sobre tratamento descentralizado e recuperação de nutrientes de águas negras
22 de setembro de 2017

O evento teve como objetivo apresentar e discutir resultados da pesquisa em desenvolvimento pelo SHS em parceria com o Netherlands Institute of Ecology (NIOO-KNWA), localizado em Wageningen, Holanda. O objetivo geral dessa investigação é o tratamento descentralizado de águas negras em processo anaeróbio seguido de recuperação de nitrogênio e fósforo por microalgas em fotobiorreatores. A proposta é a utilização da massa algal como fertilizante.

eesc evento shs pesquisadores
Da esq. para a dir.: profa. Louise Vet, prof. Gustavo da Silva, Ana Paula Sueitt, Luan Leite, prof. Grietje Zeeman, Tânia Fernandes, Nathalie Slompo, prof. Luiz Daniel, prof. Marco Antonio Reali. Foto: Ana Paula Erbetta Sueitt.

A pesquisa, no Brasil, conta com recursos da FAPESP e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) São Carlos, sendo que as instalações experimentais estão montadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho. Na Holanda, o projeto recebe recursos da The Netherlands Organization for Scientific Research (NWO).

Pelo lado brasileiro, a pesquisa é coordenada pelo professor do SHS, Luiz Antonio Daniel, e tem a participação do professor do mesmo departamento, Marco Antonio Penalva Reali, e do docente da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista a “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Gustavo Henrique Ribeiro da Silva. Na Holanda a pesquisa é coordenada pela professora do NIOO-KNWA, Louise Vet, e tem a participação da professora da Letinga Institute e Wageningen University and Research (WUR), Grietje Zeeman, e da doutora do NIOO-KNWA, Tânia Vasconcelos Fernandez.

No dia 4 foram realizadas palestras e apresentação de resultados abordando os temas Our circular economy future (professora Louise Vet), New sanitation: paste and future (professora Grietje Zeeman), Decentralized sanitation using microalgae e Microalgae as fertilizer, (doutora Tânia Vasconcelos Fernandes), Recovering nutrients and carbon from concentrated black water (professor Luiz Antonio Daniel), The potential use of decentralized sanitation in Brazil (professor Gustavo Henrique Ribeiro da Silva), Microalgae harvesting by dissolved air flotation (professor Marco Antonio Penalva Reali), Bacterial pathogens removal in a decentralized sanitation system (pós-doutoranda Ana Paula Erbetta Sueitt) e Procedures for pathogen removal used for black water treatment (doutoranda Nathalie Dyane Miranda Slompo).

eesc evento shs palestra
Apresentação da palestra pela doutora Leila Jorge Patrizzi. Foto: SAAE - São Carlos.

Já no dia 5, os pesquisadores visitaram as instalações experimentais da pesquisa na ETE Monjolinho, com destaque ao tratamento anaeróbio em reatores UASB e o sistema de flotação por ar dissolvido.  No local foi realizada uma palestra sobre a Estação, ministrada pela Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE - São Carlos, engenheira Leila Jorge Patrizzi.

Destaca-se que nesse segundo dia estiveram presentes as seguintes autoridades municipais: o prefeito de São Carlos, senhor Airton Garcia, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, o presidente do SAAE-São Carlos, Benedito Carlos Marchezin, e o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galísia Tundisi.

eesc evento shs mesa
Prof. Louise Vet (abertura do evento) e mesa composta por (da esq. para a dir.): prefeito Airton Garcia, secretário Giuliano Cardinali, secretário Benedito Carlos Marchezin, prof. Carlos José Galísia Tundisi e prof. Luiz Antonio Daniel. Foto: SAAE - São Carlos.

informação

Secretaria do Departamento de Hidráulica e Saneamento Tel.: (16) 3373-9571 E-mail: departamento.hidraulica@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Ana Paula Erbetta Sueitt e SAAE - São Carlos