Confira como foi a décima quarta "Semana da Engenharia Aeronáutica"
20 de setembro de 2017

eesc slide sea 2017

Coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica (SAA), Fernando Martini Catalano, e contando com mais de 40 estudantes em sua comissão organizadora, o evento discutiu diversos aspectos da área de segurança em voo em suas 11 palestras, nove minicursos com mais de 300 alunos e 10 visitas técnicas com mais de 250 participantes.

A XIV SEA teve cerca de 450 inscritos, dos quais mais da metade eram alunos de outras instituições, com destaque para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus de São Carlos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) – Campus de São João da Boa Vista, Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dando continuidade a um dos destaques da edição anterior, neste ano também foi realizado o Desafio Aeronáutico, do qual participaram 43 estudantes universitários e seis alunos de ensino médio, totalizando 17 equipes. A atividade, que foi tema desta reportagem, consistiu de uma competição em que os participantes utilizaram materiais reciclados para confeccionar pequenas aeronaves capazes de cumprir os requisitos de uma missão que foi dada pelos organizadores.

eesc sea0 07

Outros pontos de destaque foram a visita de crianças às instalações do SAA e uma apresentação de teatro como parte dos projetos SEA Social e SEA Cultural, respectivamente. Além disso, pela segunda vez foi realizada uma exposição de artigos durante a Semana, com o intuito de valorizar as pesquisas desenvolvidas na área aeronáutica, e promover a discussão entre os participantes dos trabalhos apresentados.

A edição 2017 da SEA contou com o apoio de algumas das principais indústrias aeronáuticas do mundo – Airbus, Boeing, Embraer e SAAB –, além do apoio da Delicato Consultoria e da Altair.

A SEA – A Semana de Engenharia Aeronáutica é um evento acadêmico que acontece no âmbito das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes do curso de Engenharia Aeronáutica da EESC. Organizada pelos alunos e com periodicidade anual, há mais de uma década a SEA tem buscado promover o intercâmbio cultural e científico entre as universidades e a sociedade, expondo novas tecnologias e tendências do mercado aeronáutico e trazendo à tona debates sobre os últimos avanços na área.

Com um público crescente, o evento tem atraído estudantes de diversas instituições de ensino de todo o Brasil, assim como entusiastas por aviação e pela área aeroespacial, que veem na Semana uma oportunidade ímpar para assistir a apresentações de renomados palestrantes dos cenários nacional e internacional e conhecer grandes empresas do setor, cujas presenças contribuem cada vez mais para a elevação do nível dos debates praticados durante o evento.

eesc sea0 12

Dessa forma, partindo do objetivo de apresentar aos participantes os principais problemas e desafios enfrentados pelos centros de pesquisa e empresas do setor aeroespacial, possibilitando a atualização de profissionais e amantes da aviação, a SEA tornou-se o maior fórum de debates sobre aviação no País.

informação

Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC Site: www.seausp.eesc.usp.br Facebook: www.facebook.com/seaeronautica

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: Umberto Patracon e Cecília Gushi

{gallery cols=4}/2017/sea/galeria{/gallery}