EESC realiza evento para comemorar os 50 anos da criação do Centro de Processamento de Dados
24 de julho de 2017

eesc cpd 50 anos

Visando atender a crescente demanda pelo uso de computadores eletrônicos, o CPD foi criado no dia 27 julho de 1967, e o primeiro equipamento recebido foi um computador IBM-1130. Além de ser o primeiro setor desse tipo na USP em São Carlos, foi um dos pioneiros em toda a USP, pois datam de 1966 as primeiras instalações com esse perfil na Universidade.

No período da manhã, até às 12 horas, as atividades do evento comemorativo ocorrerão no Anfiteatro Jorge Caron, onde serão apresentados um documentário sobre a história do CPD e palestras de representantes da IBM. Também serão realizadas homenagens aos primeiros funcionários do Centro e uma exposição de fotografias, textos e documentos históricos.

Durante a tarde, a partir das 14 horas, ocorrerá uma reunião técnica entre chefes de setores da Escola e representantes da empresa IBM, na SCINFOR. Na oportunidade serão apresentados os espaços institucionais da EESC e discutidas possibilidades de parceria entre a Escola e a IBM por meio dos projetos IBM Universidades, IBM Diversidade, Oficina do Futuro e Aprendizagem Cognitiva, entre outros, com o intuito de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária da EESC.

O evento é destinado aos alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, pesquisadores, servidores técnicos e administrativos e interessados na área de tecnologia da informação. Para participar, basta se inscrever no site do encontro.

eesc cpd 50 anos 2

informação Comissão organizadora Tel.: (16) 3373-9247 E-mail: cpd50anos@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Divulgação CPD / autoria desconhecida