Grupo Zenith lança experimento para a estratosfera em parceria com alunos dos ensinos fundamental e médio
07 de junho de 2017

zenith lancamento balao

O Zenith é um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação formado em 2013 com o objetivo de desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial como resposta à baixa visibilidade desse seguimento no Brasil, e atualmente é orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC, Daniel Varela Magalhães. A iniciativa tem apoio da Explorum, uma plataforma educacional do tipo 'cultura maker' que ensina conhecimentos de robótica, eletrônica e programação a crianças e adolescentes.

O projeto Garatéa-E – cujo nome reúne as referências a 'garatéa', palavra tupi-guarani para busca vidas, e a letra E, de educacional – tem como principais objetivos tornar o conhecimento acadêmico accessível aos alunos do ensino médio, motivar a comunidade de estudantes em geral para interessarem-se pelo setor aeroespacial e, sobretudo, incentivar os alunos no caminho das ciências. Confira mais sobre o projeto e a lista das escolas participantes neste vídeo da equipe Zenith ou no evento no Facebook.

Além do lançamento do balão, o encontro contará com atividades diversificadas, como uma palestra do engenheiro Lucas Fonseca – atual coordenador da primeira missão lunar brasileira, a Garatéa-L –, além de mostra dos grupos de atividades extracurriculares da EESC e apresentações sobre engenharia aeroespacial e astrofísica.

Apesar de ser direcionado para as escolas participantes, o encontro é aberto a todos os interessados, ocorrerá das 8 às 12 horas e não requer inscrição prévia. O evento ocorrerá no Hangar 1 do Departamento de Engenharia Aeronáutica (SAA) da EESC, localizado na área 2 do Campus da USP em São Carlos, situada na Avenida João Dagnone, nº 1100, Jardim Santa Angelina, em São Carlos.

informação

Grupo Zenith E-mail: zenith.eesc@gmail.com Site: www.zenith.eesc.usp.br