STT sedia a palestra "Simulação Urbana: Contexto, Pressupostos e Aplicações"
10 de maio de 2017

simulacao urbana cafe

A simulação de fenômenos espaciais e urbanos é uma área de investigação que engloba teorias de vários campos - da geografia e planejamento do território à engenharia de transportes e de infraestruturas, economia, sociologia e muitas outros -, tendo sido utilizada como ferramenta de análise e pesquisa, mas também como sistema de apoio à decisão. A apresentação terá foco nos pressupostos que justificam a utilização de modelos de simulação em estudos urbanos, além de exemplos de aplicações.

O evento ocorrerá às 9 horas no Anfiteatro I do STT. Não é necessário realizar inscrição para participar.

Sobre o palestrante

Nuno é professor em Urban Planning and Urban Design no Departamento de Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade de Manchester, onde também desenvolve a sua pesquisa. Ele é engenheiro civil com especialização em planejamento do território e transportes pela Universidade de Coimbra, Portugal, tendo doutorado em planejamento pela Escola de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. A sua pesquisa inclui o desenvolvimento e aplicação de modelos de simulação urbana usando autômatos celulares e simulação por agentes, tendo publicado artigos sobre esses temas que abordam as interações dos usos de solo e de transportes.

informação

Departamento de Engenharia de Transportes da EESC Tel.: (16) 3373-9601 E-mail: departamento.transportes@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC