Centro de Inclusão Social da USP em São Carlos oferecerá curso de programação e robótica para alunos do ensino fundamental
09 de maio de 2017

cis curso de programacao e robotical

O responsável pelo projeto é o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Maximiliam Luppe, e as aulas serão ministradas pelo aluno do Curso de Engenharia de Computação, oferecido pela EESC em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Caique Honório Cardoso. Esse aluno é bolsista do Programa Unificado de Bolsas para Estudantes de Graduação (PUB) da USP.

Luppe e Cardoso estiveram presentes no dia 27 de abril na Escola Estadual Prof. Bento da Silva César para apresentar a oportunidade a cerca de cinquenta alunos. Dentre eles serão selecionados oito estudantes para compor a turma que aprenderá programação utilizando ferramentas como a linguagem de programação visual Scratch, desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e robôs que utilizam a plataforma Arduino, com foco para que, no final, participem da OBR.

O curso faz parte do projeto designado Laboratório de Introdução à Informática para Alunos do Ensino Fundamental, do CIS. A escola envolvida já participou desse projeto durante o segundo semestre de 2016, quando alguns alunos do 8° ano participaram de um curso de princípios de programação.

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição nacional que testa os conhecimentos sobre robótica de seus participantes. Na modalidade prática, os competidores terão que montar um robô e programá-lo para executar tarefas determinadas pela organização da olimpíada. As inscrições para participar estão abertas até o dia 20 de maio. Para saber mais, acesse o site www.obr.org.br.

informação

Caique Honório Cardoso E-mail: caique.cardoso@usp.br