Docente da EESC orienta alunos em ações socioambientais realizadas em São Carlos
26 de abril de 2017

eesc enactus 000

O Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os alunos a melhorarem o mundo por intermédio da ação empreendedora. O objetivo é unir estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos para a criação de projetos que visam à melhoria da qualidade de vida e o empoderamento de comunidades. Isso é feito por meio da criação de negócios que sejam sustentáveis nos âmbitos social, econômico e ambiental.

eesc enactus 001

Atualmente o Enactus CAASO USP desenvolve três ações com a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica na cidade de São Carlos: Geração Helena, no qual produtos orgânicos são cultivados e distribuídos por meio de uma rede agroecológica; Madre Chef, formado por um grupo de pessoas que atua na produção de bolos e tortas; e Mulheres à Obra, uma iniciativa de incentivo à atuação de mulheres na construção civil.

As atividades do Geração Helena abrangem 14 famílias de um assentamento rural em São Carlos. O projeto trouxe melhorias na infraestrutura, o que possibilitou o aumento da capacidade produtiva das hortas. Posteriormente, foi criado um modelo de negócios visando sanar as dificuldades com a venda dos produtos, resultado na Rede Agroecológica Santa Helena, por meio da qual são realizadas entregas semanais de cestas contendo frutas, verduras e legumes, todos orgânicos. A melhoria da infraestrutura e do manejo de cultivo e o estabelecimento da Rede foram fatores determinantes para gerar uma melhor qualidade de vida para os assentados.

eesc enactus 002

No caso do Madre Chef, trabalha-se com mães que têm habilidade na culinária. Em consequência do projeto, foi criada posteriormente a marca Doce Começo, por meio da qual as participantes produzem e comercializam bolos e tortas observando todos os processos de controle de qualidade aplicáveis. Inclusive muitos desses produtos já são comercializados em alguns pontos comerciais internos à USP e por demanda, a pedido.

Já o projeto Mulheres à Obra visa à formação de uma cooperativa de mulheres na área da construção civil. Essas mulheres estão sendo capacitadas por meio do oferecimento de cursos técnicos, para assim poderem realizar atividades em obras, principalmente aquelas que requerem um maior cuidado, como a fase de acabamento das construções, entre outros serviços.

Caso haja interesse em adquirir os produtos ou utilizar os serviços oferecidos por esses projetos sociais, dentro do conceito de economia solidária, basta entrar em contato utilizando as informações a seguir.

eesc enactus 003

Rede Agroecológica Santa Helena

Telefone: (16) 98224-4022 E-mail organicossantahelena@gmail.com

As entregas das cestas são realizadas na USP, UFSCar, Wikilab e no Condomínio Espraiado.

Madre Chef

Telefone: (19) 99792-5055 Página da Doce Começo no Facebook

Mulheres à Obra

informação