Professores da EESC lançam o livro "Projeto Geométrico de Rodovias"
26 de abril de 2017

lancamento projeto geometrico rodovias

O livro aborda as principais teorias e técnicas relacionadas ao projeto geométrico de rodovias, com o objetivo de oferecer ao leitor informações e conceitos abrangentes sobre cada etapa do projeto, de forma que ele possa, em princípio, aplicá-los diretamente em seus problemas de engenharia e, se necessário, utilizá-los em rotinas de programação de computador.

Os assuntos tratados no texto consideram os avanços tecnológicos das últimas décadas relativos às novas tecnologias instrumentais, conceitos de modelagem numérica de terreno, automatização de máquinas de terraplenagem e projeto informatizado de rodovias, entre outros. Fundamentalmente é um livro que pode ser utilizado tanto como material de suporte aos cursos de engenharia civil, como material de consulta técnica aos profissionais envolvidos com o projeto geométrico de rodovias.

Os autores são engenheiros civis formados há mais de 30 anos, e durante suas vidas profissionais trabalharam em órgãos rodoviários na iniciativa privada e em instituições de ensino superior.

O Shopping Iguatemi está localizado na Rua Passeio dos Flamboyants, 200, em São Carlos.

Sobre os autores

Carlos R. T. Pimenta é engenheiro civil pela EESC e mestre em engenharia de transportes também pela EESC. Atuou como engenheiro no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, na Promon Engenharia S/A e como diretor da Tecimo Construções e Engenharia Ltda. É docente aposentado da EESC e da Escola de Engenharia da UNICAMP.

Irineu da Silva é engenheiro civil pela EESC e doutor em geociências pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Atualmente é professor associado do STT.

Márcio P. Oliveira é engenheiro civil e mestre em engenharia de Transportes pela EESC. É engenheiro aposentado do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo e docente aposentado da EESC e da PUC de Campinas.

Paulo Cesar Lima Segantine é engenheiro civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutor em engenharia de transportes pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é professor associado do STT, possui dois pós-doutorados obtidos na University of Maine (USA) e na Universidade do Minho (Portugal).

informação

Departamento de Engenharia de Transportes da EESC Tel.: (16) 3373-9601 E-mail: departamento.transportes@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC