EESC inaugura doutorado em parceria com a fundação Parque Tecnológico Itaipu
20 de abril de 2017

dinter

Esse doutorado está inserido na área de concentração Sistemas Elétricos de Potência, é ofertado gratuitamente e possui conceito 7, o mais alto na avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Seu principal objetivo é a qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento científico-tecnológico e, sobretudo, a formação de docentes para a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, Eduardo Asada, como parte da disciplina SEL5747 – Análise Estática de Sistemas de Energia Elétrica. Segundo o docente, essa é uma disciplina básica para a análise de sistemas de potência geral. “Nós verificamos a modelagem da rede, métricas de solução, técnicas numéricas de solução para obter o estado de funcionamento da rede elétrica. A partir disso, os alunos vão usar essas informações para as pesquisas e outros estudos que eles farão”, comenta. “É uma disciplina muito básica, como se fosse Circuitos Elétricos para os alunos de graduação”, afirmou Asada.

O professor também destacou a importância da realização do doutorado para o aumento da capacitação da mão-de-obra. “Independentemente se for para a área acadêmica ou para a própria indústria de energia, a ideia é ter um pessoal pensante aqui, capaz de propor novas ideias, novas metodologias, para alavancar a pesquisa ou a parte produtiva”, ressaltou Asada.

Dos 25 doutorandos, 18 são regulares e sete são alunos especiais. Entre eles estão colaboradores da Itaipu Binacional e da Fundação PTI.

informação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Tel.: (16) 3373-9371 E-mail: posee@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do Parque Tecnológico Itaipu Imagem: Adaptação de Parque Tecnológico Itaipu