Pesquisadores da EESC promoveram minicurso sobre simulação e controle de sistemas em tempo real
10 de abril de 2017

eesc minicurso sel ufscar 000

O minicurso foi realizado pelos Laboratórios de Controle (LAC), de Fontes Alternativas e Processamento de Energia (LAFAPE) e InteGrad – todos da EESC – e foi proferido pelos pesquisadores da Escola, Rodolpho Vilela Alves Neves e Carlos Eduardo Milhor, que contaram com o suporte dos professores do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, Claudionor Nascimento e Amílcar Gonçalves.

Contando com a presença de alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação, além de alunos de pós-graduação, docentes e pesquisadores da UFSCar e da USP, o evento teve como tema principal a aplicação da plataforma dSPACE para simulação e controle de sistemas em tempo real, com uma abordagem teórica e prática. Além disso, foi feita a divulgação das pesquisas realizadas pelo LAC, LAFAPE e dos projetos incubados no Laboratório InteGrad da EESC.

eesc minicurso sel ufscar 002

Segundo Rodolpho, o minicurso foi uma forma de introduzir a plataforma dSPACE aos participantes com o intuito de auxiliar a aplicação de técnicas de controle em problemas de engenharia de interesse prático. Ainda segundo o pesquisador, essa plataforma é uma ferramenta de rápida prototipagem, que aumentaria a eficiência de projetos de pesquisa relacionados com simulação e controle de sistemas e processos.

informação

Professora Vilma Alves de Oliveira Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC Tel.: (16) 3373-9336 E-mail: vilma@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da professora Vilma Alves de Oliveira Imagens: Divulgação