"Workshop InSAC" abordou o desenvolvimento de sistemas autônomos cooperativos
22 de março de 2017

eesc workshop insac 00

Essa foi a primeira edição do encontro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), que é coordenado pelo professor do SEL, Marco Henrique Terra, e conta com a participação dos docentes Carlos Dias Maciel, Valdir Grassi Junior e Vilma Alves de Oliveira, também do SEL, além de pesquisadores das áreas de engenharia elétrica, mecânica, aeronáutica e de ciências da computação de diversas instituições.

As apresentações realizadas durante o workshop abordaram temas como navegação autônoma de veículos aéreos em baixa altitude; sistemas robóticos mais leves do que o ar para o monitoramento ambiental, vigilância e comunicação aplicadas à floresta amazônica; modelagem e projeto de veículos pesados autônomos com sistema de medição de carga on-line; coordenação de robôs móveis heterogêneos aéreos e terrestres em ambientes externos e aplicados no monitoramento de plantações de laranja; modelagem e projeto de veículos submarinos distribuídos para inspeção e manutenção de instalações industriais; e desenvolvimento de base para sistemas de controle autônomo e tolerantes a falhas.

Confira a seguir as fotos do evento e mais informações sobre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos.

{gallery cols=4}/2017/workshop_insac/galeria{/gallery}

O InSAC

Motivado pela grande extensão territorial e tamanho populacional do Brasil e as questões econômicas e sociais, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos pretende abordar os problemas relacionados com segurança e meio ambiente em ações que promovam conjuntamente o desenvolvimento econômico, qualidade de vida e proteção ambiental.

O Instituto reúne um conjunto notável de universidades, indústrias e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior, que visam utilizar os mais recentes avanços na teoria de sistemas e tecnologia da informação emergente para permitir a concepção e implementação de redes distribuídas para observação, mobilidade e manipulação, fornecendo o escopo fundamental dos problemas reais abordados.

As soluções serão buscadas por meio de uma forte cooperação entre as universidades e as indústrias participantes, em atividades de pesquisa e desenvolvimento, propondo novos sistemas robóticos em rede para, por exemplo, o transporte automotivo e de carga, cultivo agrícola, manutenção subaquática, inspeção e atuação remota e vigilância.

informação

Secretaria do SEL Tel.: (16) 3373-9365 E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: InSAC