Pesquisadores da USP lançam obra sobre desastres
21 de março de 2017

eesc livro desastres

A publicação teve a participação de pesquisadores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP por meio do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Pró-Alertas) da CAPES e do CEPED-SP, com parceria do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

O capítulo intitulado Utilização de Dados Voluntários no Gerenciamento de Riscos de Enchentes foi elaborado com financiamento do programa Pró-Alertas e com a participação dos seguintes pesquisadores: Narumi Abe, Maria Clara Fava, Camilo Restrepo Estrada e professor Eduardo Mario Mendiondo, da EESC; José Antônio Marengo Orsini e Luz Adriana Cuartas, do CEMADEN; Werner Leyh, do ICMC; além do professor emérito do ICMC e colaborador na Universidade de Warwick, João Porto de Albuquerque. Esse grupo de pesquisadores já havia recebido uma menção honrosa pelo CEMADEN com trabalhos da área, saiba mais clicando aqui.

Durante o evento de lançamento, os autores apresentaram as perspectivas e desafios relacionados aos temas abordados no livro: educação, psicologia, indicadores de resiliência, logística humanitária, resíduos de desastres, mudanças climáticas, eventos extremos, movimentos de massa, gerenciamento de risco de enchente, gerenciamento integrado de risco, percepção de risco e arquitetura humanitária.

A obra, organizada por Wanda Maria Risso Günther, Larissa Ciccotti e Angela Cassia Rodrigues, pode ser adquirida clicando aqui.

informação

Professor Eduardo Mario Mendiondo E-mail: emm@sc.usp.br