Arte no Caminho apresenta exposição "Retratos Femininos"
09 de março de 2017

A mostra, que conta com o apoio do Centro Cultural e do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do campus da USP em São Carlos, visa trazer ao público umas das composições mais famosas entre os artistas: o retrato. A execução do retrato por meio da arte deve representar, na concepção de Falco, a essência interior do sujeito. Não se trata da aparência externa, mas dos símbolos e significados que podem ser expressos por meio do olhar e seus semblantes.

eesc retratos femininos

A exposição fez parte de um circuito que já passou por cinco cidades da região de São Carlos, em 2016, levando a temática do feminino que se faz presente em diferentes contextos e implicações ideológicas. O conteúdo e a composição fazem uma separação dos arquétipos que foram construídos pelos modelos patriarcais, usando a figura feminina na representação maternal, e explora uma visão realista de beleza e da identidade das mulheres do século XXI. Os trabalhos retratam a técnica realista de retratos por meio do exercício da observação facial e sua geometria como base da Arte Figurativa.

Ao todo há 15 trabalhos expostos no Prédio I do SEL, sendo sete pinturas a óleo sobre tela e oito a grafites e carvão. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Sobre o artista

Nascido em Descalvado, em 11 de março de 1987, Danilo Falco começou a se interessar por desenhos aos dez anos de idade, iniciando os estudos por meio de apostilas e observando artistas famosos. No ano de 2010, manteve contato pela internet com outros artistas brasileiros que ofereciam aulas online com técnicas realistas de desenho a grafite. Nesse mesmo ano ingressou na Universidade Unicastelo, no curso Pedagogia, aprofundando seus conhecimentos teóricos sobre Arte e Educação. Na Universidade desenvolveu o projeto de iniciação científica intitulado Pedagogia Davinciana: confluências, divergências e influências entre Arte e Educação. No ano de 2012 fez uma oficina de pintura a óleo e recebeu convite da Diretoria de Cultura de Descalvado para expor seus trabalhos. Em 2015 participou de projetos culturais direcionados aos alunos de ensino integral em escolas públicas. Em 2016, passou a dar aulas de desenho e criação artística no Espaço Cultural Galhofas.

O gosto pela Arte e a inspiração pelos artistas renascentistas e mestres barrocos é o que motiva o estudo das técnicas e o que remete à criação artística. As obras são o resultado da sensibilidade em encontrar, nos mínimos detalhes, a expressão em representar e interpretar o mundo.

informação

Secretaria do SEL Tel.: (16) 3373-9365 E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br