"Workshop sobre Ensino de Eletrônica Analógica"
15 de fevereiro de 2017

eesc woekshop eletronica analogica

Os sinais elétricos existentes na natureza são analógicos, e sua caracterização é uma das potencialidades da eletrônica analógica que, adicionada a procedimentos de condicionamento de sinais e da eletrônica digital, tem produzido uma infinidade de tecnologias que revolucionam a vida humana. Além disso, a microeletrônica produz avanços em escala exponencial, e a sua presença nas grades curriculares de graduação precisa ser debatida.

A formação de engenheiros eletrônicos requer um sólido conhecimento sobre dispositivos condutores e semicondutores. Novas tecnologias educacionais têm sido desenvolvidas, em especial os softwares de simulação de circuitos analógicos e digitais, e passaram a ter grande relevância nessa área de ensino. O que abordar em conteúdos teóricos e práticos dos engenheiros em formação, quais ferramentas eles devem dominar e quais tecnologias de ensino a serem utilizadas são alguns dos questionamentos que precisam ser discutidos no mundo acadêmico, visando a uma formação em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual e futuro.

O encontro contará com depoimentos de docentes da Escola Politécnica da USP e do SEL, além de importantes empresas de instrumentação de testes e medição e de simulação de circuitos e projeto de PCB. Também estarão representadas outras instituições de ensino médio e superior, o que permitirá um rico debate sobre o tema.

O workshop ocorrerá a partir das 9 horas, no Anfiteatro “Prof. Armando Toshio Natsume” do SEL. O evento será gravado, e um vídeo editado será disponibilizado posteriormente no site do Departamento.

informação

Secretaria do SEL Tel.: (16) 3373-9365 E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br