Pesquisadores da USP em São Carlos participam da Campus Party Brasil
31 de janeiro de 2017

eesc warthog robotics

“A Campus Party Brasil é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Então, pessoalmente, é uma realização muito grande poder dividir a paixão pelo que faço com milhares de pessoas que compartilham desse sentimento em um evento dessa magnitude”, revela Daniel Tozadore, doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Muito do que falará na palestra sobre inteligência artificial aplicada à interação humano-robô Daniel aprendeu durante os experimentos que realizou para seu mestrado, que foi concluído no ano passado, quando apresentou a dissertação Aplicação de um robô humanoide autônomo por meio de reconhecimento de imagem e voz em sessões pedagógicas interativas. “Nós, como pesquisadores de uma universidade pública, temos um compromisso muito grande com toda a sociedade: precisamos mostrar os resultados e aplicações do nosso trabalho”, completa o estudante.

Além da palestra, que acontecerá no palco ciência da Campus Party Brasil na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, a partir das 16h15, será realizado o workshop Soccer Simulation 2D também na quarta, a partir das 21h15. Promovido pelo Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão em robótica móvel da USP em São Carlos, a oficina tem como objetivo ensinar a programar robôs virtuais que jogam futebol a fim de que os inscritos possam participar de competições de futebol de robôs como a Robocup. O workshop será ministrado pelo diretor do grupo, Rafael Lang, que é doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e pelos estudantes Paulo Jeunon e Guilherme Momesso, que fazem Engenharia de Computação, curso que é oferecido em parceria pela EESC e pelo ICMC.

Segundo Daniel, a Campus Party Brasil é idealizada para o público em geral, mas uma boa parcela dos participantes é entusiasta de tecnologia, pequenos empresários e grandes empresas relacionadas a TI. “Essas pessoas vão para conhecer os trabalhos, divulgar oportunidades e aprender ensinando. Iniciativas como essas ajudam o público a ter contato com os robôs e quebram uma primeira barreira em quem tem medo de algo tão novo”, finaliza o doutorando.

informação

Site da Campus Party Brasil: http://brasil.campus-party.org

Página do Warthog Robotics no Facebook: http://www.facebook.com/WarthogRobotics

Assessoria de Comunicação do ICMCTel.: (16) 3373.9666E-mail: comunica@icmc.usp.br