Alunos da EESC garantem vaga para mundial de aerodesign nos EUA
30 de novembro de 2016

eesc aerodesign pequena

No início deste mês, os alunos da EESC conquistaram o título nacional na Classe Regular e na Classe Advanced. A competição reuniu 95 equipes, que representaram 77 instituições de ensino, de 16 estados do país, além do Distrito Federal, Venezuela e México. Ao todo compareceram cerca de 900 participantes, de um total de 1.330 inscritos. "Quando eles disseram que ficamos em primeiro lugar, foi uma emoção inexplicável", disse o estudante da USP Lorhan Machado.

PreparaçãoDurante sete meses, os alunos trabalharam nas aeronaves campeãs Alpha e Charlie. Dormir bem durante a intensa rotina era um privilégio, contou a Beatriz Castellano, uma das poucas mulheres na missão. "A gente começou o projeto um pouco atrasado devido à competição internacional participamos e depois tivemos que voltar com força total", contou a jovem.

A competição foi realizada em São José dos Campos e durou quatro dias. Na prova, a aeronave Charlie tinha cinco minutos para decolar e realizar o circuito de até duas voltas com o objetivo de atingir a máxima velocidade, que chegou a 130 km/h. Já o avião Alpha, tinha que transportar a maior carga possível, no caso a aeronave conseguiu carregar 13,6 quilos de aço, segundo o estudante Rodrigo Marin Torres.

O Charlie também carregou um peso com 17,5 quilos. Para aguentar a carga, as aeronaves foram construídas com madeira, fibra de vidro, espumas especiais e outros materiais. "Essa é uma das equipes mais vitoriosas que tenha, talvez, no mundo. Foram campeões no primeiro ano e ao longo dos anos de competição já ganharam mais de cinco vezes na Classe Aberta, mais de quatro vezes na Classe Regular e na Classe Micro", disse Fernando Catalano, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC.

ProjetoO Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos da SAE BRASIL. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia, física e ciências aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição conta com o patrocínio das empresas: Grupo Airbus, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce, Saab, United Technologies e Altair. Conta, também, com apoio de natureza logística ou financeira por parte de instituições governamentais e não governamentais: DCTA/ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer e Convention & Visitors Bureau de São José dos Campos.

Texto: G1 São Carlos e AraraquaraFoto: Equipe EESC-USP Aerodesign