Portal Alumni integra a Universidade a seus antigos alunos
28 de novembro de 2016
Compartilhe:

 

eesc alumni usp

 

Podem se cadastrar na plataforma todos os antigos alunos da Universidade, mas terão aprovação automática do cadastro apenas os graduados a partir de 1974 e os titulados de pós-graduação a partir de 1986. Aqueles que estiverem fora dessa faixa serão validados pela sua Unidade de origem, pois os dados anteriores a esses anos ainda não estão digitalizados.

 

“Esse é um projeto inovador, uma vez que o portal não quer apenas gerar estatísticas sobre os antigos alunos, mas quer acolhê-lo por meio de ferramentas atrativas, melhorar o relacionamento da USP com esse público e mostrar para a sociedade a contribuição da Universidade na formação de seus alunos”, destaca a coordenadora do Escritório Alumni USP e professora da Faculdade de Odontologia (FO), professora Marina Helena Cury Gallottini.

 

Com a participação no portal, os ex-alunos não vão somente manter contato com os colegas e a Universidade, mas também poderão colaborar com a gestão dos cursos de graduação e de pós-graduação. Com as informações disponibilizadas, a USP poderá conhecer o perfil dos formados, sua atividade profissional e a contribuição do curso para sua área de atuação.

 

“As unidades de ensino e pesquisa usarão esses dados como instrumento de gestão, fonte de ideias para reformulação curricular e estratégias de ensino e para divulgar ações da USP”, declara Marina.

 

O vice-reitor da USP, professor Vahan Agopyan falou sobre a importância do projeto no vídeo de apresentação disponibilizado no portal Alumni USP. “Nós precisamos saber exatamente o que o aluno ou aluna da USP hoje está fazendo na sociedade, qual o seu desempenho. Assim nós vamos saber se estamos formando líderes, se estamos formando profissionais, cidadãos que estão de fato mudando nossa sociedade”.

Ferramentas

Sobre as oportunidades que o Alumni USP tem a oferecer para ajudar os antigos alunos em suas trajetórias profissionais, Marina explica que estão disponíveis três ferramentas principais.

 eesc alumni usp banner

 

A primeira é um recurso de desenvolvimento profissional chamado mentoria. “O aluno vai poder pedir orientação por meio de filtros com palavras-chave”, diz. “Então, se ele é um profissional jovem e inexperiente, ele solicita a mentoria na área que deseja e o sistema o coloca em contato com pessoas que se candidataram para serem mentores, que são mais experientes e já atuam nessas áreas.”

 

O segundo recurso possibilita que o antigo aluno tenha um e-mail com o domínio alumni.usp.br.

 

Já a terceira ferramenta é chamada de Embaixadores USP. “Por exemplo, eu sou uma antiga aluna de São Paulo e estou cadastrada no sistema. Vou a um congresso nos Estados Unidos, em Nova Iorque. Eu posso dar um check-in no sistema para indicar que estou na região de Nova Iorque e encontrar algum colega da área para me conectar com ele e fazer networking”, ilustra a professora.

 

Futuro

A plataforma foi desenvolvida a partir da parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP com dois alunos da pós-graduação da Escola Politécnica (Poli), sob a coordenação do Escritório Alumni USP.

 

Desde abril de 2016, depois de ter sido lançada uma fase piloto que abrangeu sete unidades de ensino e pesquisa – a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a Escola de Enfermagem (EE), a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Saúde Pública (FSP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) –, o Escritório vem desenvolvendo as ferramentas do portal e fazendo testes com cerca de 200 ex-alunos.

 

A ideia é que, gradativamente, o portal Alumni USP passe a contar com outras funções, como um banco de oportunidades para empresas divulgarem vagas de empregos e oferecer descontos em cursos, eventos, atividades de lazer etc. De acordo com a coordenadora do Escritório, esse é um projeto de longo prazo, já que o objetivo é manter uma relação permanente e duradoura com os antigos alunos e criar a cultura de admiração e valorização da Universidade.

 

informação

Escritório Alumni USP E-mail: alumni@usp.br

 

Com informações do Jornal da USP


Veja também