Aluna do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica realizou ensaios em condições de microgravidade
24 de novembro de 2016
Compartilhe:

 

eesc facebook novespace

 

Os voos ocorreram pela agência Novespace, conduzidos em um Airbus A310, e envolveram a realização de 31 parábolas por dia, com duração de 21 segundos de microgravidade e 40 de hipergravidade.

 

Esses ensaios foram realizados sob supervisão do pesquisador da Agência Nacional de Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (ENEA) da Itália, Giuseppe Zummo, e fazem parte da tese de doutoramento da aluna, que trata da investigação da influência da gravidade na transferência de calor durante a ebulição convectiva em microcanais.

 

As análises iniciais dos dados levantados durante os voos indicam que o efeito da gravidade é significativo sobre a ebulição, porém estudos detalhados serão produzidos com o retorno da pesquisadora ao Brasil.

 

Para realizar essa importante etapa de sua pesquisa, Daiane contou com bolsa de doutorado sanduíche do CNPq vinculada ao programa Ciências sem Fronteiras. Além disso, a simulação de condições de micro e hipergravidade foi realizada em parceria com a ENEA, a partir de financiamento fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

 

Segundo a pesquisadora, “tal experiência foi única e muito importante para meu crescimento profissional e pessoal, uma vez que vivenciar a sensação de gravidade reduzida é particular e de difícil realização”.

 

informação

Professor Gherhardt Ribatski Departamento de Engenharia Mecânica da EESC Tel.: (16) 3373-9415 E-mail: ribatski@sc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC Foto: Divulgação


Veja também