Grupo de Engenharia Integrada realizou o "II Workshop de Especialistas em Desenvolvimento de Produto e Inovação"
17 de novembro de 2016
Compartilhe:

 

eesc ii wedpi 7

 

O primeiro dia do WeDPI foi realizado no Auditório Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e contemplou a apresentação dos conceitos de PSS, bem como 'cases' de sucesso das empresas B.blend, Volto Go (Dinamarca), Bike Sampa e Dev Tecnologia, que aplicaram o sistema em seus negócios. Encerrando o dia, foram realizadas duas palestras: a pesquisadora da Universidade de Cambridge, Miying Yang, falou sobre a motivação, os desafios e casos de PSS na China, e a pesquisadora da Universidade Técnica da Dinamarca, Daniela Pigosso, sobre aplicações na Europa.

 

O segundo dia do encontro foi reservado para a realização do Mão na Prática, uma atividade que consiste em dinâmicas de grupo e aconteceu nas dependências do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC. Foram realizadas duas dinâmicas: na primeira, Miying apresentou a ferramenta Social Value Analysis Tool (SVAT), desenvolvida em Cambridge, que auxilia na definição de valor e na identificação de novas oportunidades de negócio para gerar valor na proposta de um novo PSS. A dinâmica foi baseada em um caso real, trazido pela empresa Atos e apresentado por Juvenal Pizzato. A segunda interação, realizada pelo doutorando da EESC, Caio Marques, auxiliou os participantes a criarem um plano para o desenvolvimento de um novo PSS a partir de uma proposta de valor já definida.

 

O supervisor de sustentabilidade corporativa da Embraer e gerente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, André Luiz Tachard, comentou que o evento é uma oportunidade para se integrar aos estudos e resultados do tema. “No primeiro dia tivemos algumas palestras muito interessantes, exposição do estado da arte na Europa, alguns casos reais nas indústrias brasileiras, quebrando um pouquinho o conceito de PSS exclusivo, mas fazendo um raciocínio geral desse tema. E hoje , um trabalho mais mão na massa, mais prático, também muito interativo e que chamou a atenção de todos. Bem produtivo, bem bacana”.

 

Em ambos os dias os participantes puderam aprender novos conceitos e tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas para auxiliar em seu negócio e, possivelmente, implementar um Sistema Produto-Serviço. O workshop também foi uma boa oportunidade para criar networking e trocar experiências sobre práticas entre as empresas e a academia.

 

Segundo o fundador e CEO da CBPAK, Claudio Rocha Bastos, sua empresa pratica a economia circular e se preocupa constantemente com consumo consciente e descarte apropriado. “Nessa cadeia de valor nós estamos muito bem inseridos. Quando você vem para um seminário que convida as pessoas a pensarem como nós pensamos, explicando de uma forma muito clara, com didática, a dinâmica feita é muito bacana. Você pensa no que falta, no que pode fazer, dentro do conceito de valor. Eu estou aqui maravilhado, porque eu sou um caso real disso”.

 

eesc slide wedpi

 

Estiveram à frente na organização do encontro os professores do SEP Henrique Rozenfeld, Daniel Capaldo Amaral, Janaina Mascarenhas Hornos da Costa e Aldo Ometto, que contaram com a colaboração dos membros do GEI: Daniel Guzzo, Sânia Costa, Caio Marques, Carina Campese, Marina Pieroni, Gustavo Michelini, Gabriel Mantese, Michael Bianchi, Maiara Rosa, Renato Moraes, Renato Carrião, Thiago Bertolini e Lucas Gomes.

 

informação

Equipe de organização do evento

Tel.: (16) 3373-8234

Texto e fotos: Grupo de Engenharia Integrada (GEI) da EESC

 

{gallery cols=4}/noticias/2016/ii_wedpi/galeria{/gallery}


Veja também