Sistema de Identificação de Problemas de Infraestrutura Urbana vence concurso
16 de novembro de 2016
Compartilhe:

eesc sipiu logo

Renata é aluna do curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica e criou um dispositivo para que os garis, que percorrem longas distâncias durante seu turno de trabalho, possam inserir dados sobre a situação das vias para facilitar os reparos e embasar decisões dos governantes com dados estatísticos. 

 

O sistema funciona com o conceito de internet das coisas (IoT, sigla em inglês): em um dispositivo acoplado ao carrinho-lixeira, o funcionário insere uma ocorrência, o sistema registra o local e a hora, e os dados são enviados via 3G para um banco de dados nas nuvens, o qual exibe as informações em tabelas que podem ser acessadas em um site. Clique aqui para saber mais.

 

O projeto foi desenvolvido para participar da competição organizada pela base de conhecimento Embarcados em parceria com a empresa de semicondutores NPX. Os participantes desenvolveram projetos que mostravam formas por meio das quais a internet das coisas ajudaria a melhorar o planeta, seja tornando-o mais seguro, mais conectado, mais saudável, mais verde ou mais divertido para as pessoas.

 

A última etapa do desafio envolveu a apresentação dos protótipos das 18 melhores propostas encaminhadas e ocorreu no dia 8 de novembro, em São Paulo. Como prêmio, Renata recebeu US$ 1,2 mil, além de um período de pré-aceleração na incubadora Baita.

informação

Renata de Camillo Corrêa Bernardes E-mail: renatadecamillo@gmail.com


Veja também