Equipe da USP São Carlos vence concurso do Instituto Brasileiro do Concreto
21 de outubro de 2016

eesc concurso ousadia 1

O Ousadia 2016 foi um concurso estudantil sobre a elaboração do projeto de uma obra de acessibilidade ligando a Rua Sapucaí, em Belo Horizonte, ao túnel de acesso à estação de Metrô da Praça da Estação, bem como a readequação urbanística da região. O grande incentivo aos competidores foi o fato de que a proposta vencedora será construída, deixando de estar apenas no papel e tornando-se uma obra real, projetada por estudantes, com a finalidade de melhorar a mobilidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população que transita pelo local.

A solução proposta pela equipe incluiu uma passarela de concreto protendido com 25 metros de vão, um elevador panorâmico com fachadas em cobogó, escada com estrutura independente da passarela, ampliação da entrada do túnel para melhoria da segurança e iluminação, construção de uma ciclovia na Rua Sapucaí, interligando o entorno, além da arborização dessa rua. Clique aqui e assista a uma simulação do projeto.

eesc concurso ousadia 2

Os trabalhos foram orientados pelos professores Givaldo Luiz Medeiros e Luciana Bongiovanni Martins Schenk, do IAU, e Ricardo Carrazedo, do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC. Participaram da elaboração os alunos da EESC Álison Toledo, Caio Agrizzi, Gabriel Miranda de Faria, Guilherme Grigio Gabriel, Gustavo Baeta Neves Resende, Hugo Lourenço, Ingridth Hopp, João Perdoná, Juan Leles, Luciane Sobral e Rodrigo Frederice; do IAU participaram os estudantes Amanda Basso Morelli, Ana Carolina Faria, Fabiana Granusso, Masae Kassahara e Renan Antiqueira.

A parceria demonstra o potencial da atuação interinstitucional, ao integrar aspectos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos com o desenvolvimento técnico-construtivo, em uma abordagem pautada pela valorização do patrimônio edificado e qualificação da acessibilidade em uma estação de transporte de massa.

A ECon conta atualmente com aproximadamente 40 membros e também participa de outros três concursos técnicos estudantis de natureza semelhante. Segundo o professor Carrazedo "Acredita-se que a vitória obtida proporcionará um crescimento à equipe e irá estimular a participação de mais estudantes em edições futuras".

Apresentação do projeto na EESC

A fim de apresentar o projeto à comunidade, acontece nesta terça-feira, dia 25, às 19 horas, no Anfiteatro Jorge Caron da EESC, uma palestra sobre o trabalho desenvolvido e premiado no concurso.

Para falar sobre a obra que será construída em Belo Horizonte, estarão presentes alunos da equipe que desenvolveu o trabalho e, durante o encontro, o grupo contará com o apoio professor Carrazedo para colaborar na explanação do tema.

São convidados a participar todos os interessados, e não há necessidade de inscrição prévia para participar.

eesc concurso ousadia 3

Por Assessoria de Comunicação da EESC Ilustração e foto: Equipe de Concreto da USP São Carlos