"Strategic Workshops: Materiais Poliméricos Derivados de Fontes Renováveis – Cenário Atual, Biorrefinaria e Aplicações Tecnológicas"
18 de outubro de 2016

O encontro é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Materiais (SMM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Antonio José Felix de Carvalho, pela pós-doutoranda do Programa de Ciência e Engenharia de Materiais da EESC, Rosa Lucia Simencio Otero, e pelas professoras da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Talita Martins Lacerda, e da Universidade de Araraquara, Eliane Trovatti.

A série Strategic Workshops foi criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), conta com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e tem como objetivo incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes unidades. Os encontros são transmitidos simultaneamente pelo IPTV, os vídeos completos são disponibilizados posteriormente, e a cada edição é produzido um Executive Summary, documento de uma página, em língua inglesa, que é divulgado no site da PRP.

eesc strategic workshops

Sobre o tema

O desenvolvimento de novos polímeros derivados de fontes renováveis tem assumido posição de destaque recentemente, tanto em função de razões ambientais como por não empregar matérias-primas de origem fóssil. Além disso, esses polímeros oferecem a possibilidade de desenvolvimento de produtos inovadores.

Esses materiais estão integrados ao contexto de biorrefinaria, que consiste na exploração dos recursos naturais para produção integrada de energia, combustíveis e insumos químicos e materiais. Nesse contexto, o Brasil já se configura como líder, principalmente em função do seu programa de biocombustíveis, mas também pela sua importância na produção de produtos originários da biomassa, como celulose e óleos vegetais entre outros.

A grande vantagem da utilização da biomassa é a possibilidade de empregá-la na produção de materiais idênticos aos obtidos de fontes fósseis e também de novos materiais. Entretanto, devido ao fato dos compostos de partida serem distintos daqueles derivados de fontes fósseis, os processos geralmente envolvem novas rotas e demandam constante aprimoramento científico e tecnológico, fundamental para que os produtos da biomassa sejam de fato competitivos.

O propósito desse Strategic Workshop é reunir pesquisadores acadêmicos e industriais que estão envolvidos em atividades de pesquisa aplicada e tecnológica para o desenvolvimento de novos materiais macromoleculares obtidos a partir de recursos renováveis. Pretende-se estabelecer um quadro da importância dessas atividades e traçar um cenário das perspectivas desse setor, levando em conta as exigências do mercado local e as tendências mundiais. Adicionalmente, pretende-se fortalecer os vínculos entre os pesquisadores presentes, aproximando os setores acadêmico e industrial, o que é de suma importância para que a estratégia torne-se de fato uma realidade.

Os interessados em participar presencialmente podem se inscrever clicando aqui. A Antiga Sala do Conselho Universitário encontra-se na Rua da Praça do Relógio, nº 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

informação

Professor Antonio José Felix de Carvalho Tel.: (16) 3373-8679 E-mail: toni@sc.usp.br Site do IEA