Grupo TOPUS oferece minicurso de Arduino
21 de setembro de 2016

eesc topus arduino turma 1-2 site

O curso é uma iniciativa do grupo TOPUS Pesquisas Aeroespaciais e tem como objetivo fornecer aos participantes uma carga suficiente de conhecimento para que possam realizar projetos posteriores sem maiores dificuldades. Confira a descrição completa do que será abordado durante o encontro.

Todos os materiais utilizados – Arduinos, protoboards, resistores etc. – serão fornecidos pelo próprio grupo na data do evento, e todos os componentes deverão ser devolvidos à organização ao final do minicurso.

A carga horária é de cinco horas, e não há pré-requisito para realizar a inscrição. A turma dispõe de um número limitado de vagas, e a taxa de inscrição é de R$25,00.

Para participar, interessados podem se inscrever acessando o link www.topus.eesc.usp.br/minicursos.

A Seção Técnica de Informática da EESC localiza-se no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Rumo aos EUA

A Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC) é a maior competição universitária de foguetemodelismo do mundo, com equipes de todo o planeta competindo em Green River, Utah, nos Estados Unidos. O TOPUS decidiu aceitar o desafio de participar desse evento com o objetivo de competir em alto nível e mostrar que o Brasil é capaz de produzir tecnologias sofisticadas para o setor aeroespacial. Essa é uma meta ambiciosa, que exige uma equipe dedicada e a disponibilidade de recursos para a realização de um projeto de engenharia de excelência.

Com isso em mente, o grupo tem desenvolvido ações no sentido de arrecadar fundos para financiar as despesas decorrentes da participação na competição. O oferecimento de minicursos – como o de Arduino – é uma delas. Outra ação importante é a criação de uma campanha de financiamento coletivo, também conhecida como 'crowdfunding', por meio da qual o grupo espera arrecadar boa parte dos recursos necessários para competir.

Saiba mais sobre a campanha e como colaborar clicando aqui.

Sobre o grupo

O TOPUS Pesquisas Aeroespaciais é um grupo de atividades extracurriculares fundado na EESC, onde se firmou como centro de foguetemodelismo, e hoje conta com 40 membros, tanto da USP quanto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dentre suas atividades, projeta e constrói foguetes, realiza pesquisas relacionadas ao assunto, organiza eventos sociais e participa de competições prezando pela expansão do setor aeroespacial brasileiro e pelos positivos impactos sociais para a sociedade por meio da integração e distribuição do conhecimento.

informação

Grupo TOPUS Pesquisas Aeroespaciais Site: www.topus.eesc.usp.br Facebook: facebook.com/grupotopus

Por Assessoria de Comunicação da EESCFoto: Grupo TOPUS