Reitoria da USP realiza evento em São Carlos para celebrar convênio internacional
01 de setembro de 2016

Nesta segunda-feira, dia 5, às 9 horas, no campus da USP em São Carlos, acontece o evento de celebração oficial do convênio de Pioneer University entre a USP e a Fundação Ellen MacArthur (EMF, sigla em inglês), com o objetivo de formar uma comunidade de práticas na Universidade para desenvolver pesquisas a fim de apoiar a transição à economia circular no Brasil e na América Latina.

No mundo todo, as universidades conveniadas à EMF como Pioneer University formam uma rede internacional de instituições de ensino superior que desenvolvem pesquisas e programas de ensino pioneiros e inovadores orientados para a economia circular, abrangendo ensino multidisciplinar e parcerias de aprendizado e promovendo, também, colaborações em pesquisa acadêmica em administração entre setores de grande relevância.

O destaque do evento fica por conta da presença do pesquisador líder da Fundação, Ken Webster, que está na EMF desde sua criação e é membro honorário da Cranfield Unviersity e da Escola de Negócios da University of Bradford, na qual é um importante contribuinte para seu Programa de MBA Innovation, Enterprise and the Circular Economy.

Logo após a solenidade, às 10 horas, Webster apresentará o Seminário Internacional de Economia Circular, com duração prevista até às 12 horas. Na parte da tarde, ele dará início ao Workshop sobre Economia Circular, o qual será constituído de diversas etapas que se estenderão até o final de terça-feira, dia 6. Todas as atividades serão ministradas em língua inglesa.

Os eventos acontecerão no Anfiteatro Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, localizado no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Sobre a economia circularA economia circular tem o objetivo de manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo, pois, por princípio, é regenerativa e restaurativa. Ela consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos, administrando estoques finitos e fluxos renováveis.

O conceito distingue os ciclos técnicos dos biológicos, por exemplo: enquanto um aparelho eletrônico pode ser concebido e construído a partir da ideia de que sua destinação final será a desmontagem e reciclagem pelo próprio fabricante, eliminando o descarte incorreto e os problemas que poderiam surgir a partir dele, um hortifrúti pode ser vendido em embalagens produzidas com material biodegradável, as quais poderão tornar-se nutrientes para o solo, no qual serão produzidos novos alimentos. Dessa forma, a economia circular pode funcionar de forma eficaz em qualquer escala.

Para saber mais sobre a Fundação Ellen MacArthur e economia circular, visite o site ellenmacarthurfoundation.org/pt/.

Para mais informações, entre em contato com o professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Aldo Roberto Ometto, pelo e-mail aometto@sc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC