Biblioteca sedia exposição "Amarras: Narrativas visuais de uma memória genealógica"
29 de agosto de 2016
Compartilhe:

 

eesc amarras siteOs trabalhos expostos pertencem a uma pesquisa denominada Projeto Experimental em Artes Visuais – elaborada ao longo do primeiro semestre de 2016 e inserida no catálogo de graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual Cecília se graduou –, cujo objeto analisado foi chamado de Projeto Amarras: Narrativas visuais de uma memória genealógica, nome com o qual também foi batizado o acervo expositivo.

 

Ao fazer um resgate pelas origens da autora, em parte orientais e em parte ocidentais, a exposição anseia tratar o choque cultural resultante desse encontro, bem como buscar e entender a identidade da artista enquanto mulher e produto dessas relações e realidade contemporânea.

 

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A Biblioteca da EESC localiza-se no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

 

A criação do acervo

O levantamento bibliográfico base para a construção do processo narrativo imagético estruturou-se em três vertentes: memória genealógica, identidade e gênero. A partir das relações estabelecidas entre elas, experimentações plásticas foram elaboradas. As narrativas visuais construíram-se apoiadas sobre intervenções em fotografias impressas e em estudos também no plano tridimensional, resultando na série de fotografias autorais.

 

As investigações basearam-se em experimentações a partir das matérias-primas coletadas, constituídas por fragmentos da memória familiar da artista. Fotografias, documentos, relatos, objetos e tecidos que se relacionam entre si, representações correspondentes à formação de Cecilia enquanto indivíduo e detentora de uma identidade. O processo de criação abrangeu resgatar memórias para compreender a construção da identidade da autora e responder aos questionamentos derivados dessa investigação genealógica.

 

informação

Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL) Tel.: (16) 3373-9207 E-mail: biblioteca@eesc.usp.br


Veja também