Produtividade pessoal é destaque na XV Semana da Engenharia Civil
26 de agosto de 2016

Para apresentar o tema, estiveram presentes o diretor executivo da empresa Mosaico 21, Felipe Guedes Pinheiro, e o palestrante convidado, Rafael Mira de Oliveira Libardi. A empresa é especializada em desenvolvimento humano.

Iniciando o bate-papo, Pinheiro exemplificou alguns casos e relações na vida pessoal, a partir de experiências próprias e do 'feedback' da plateia, para apontar as falhas e como é possível, a partir de um foco, aumentar  no eficiência no dia a dia. "Consideramos que produtividade pessoal é muito mais do que técnica e ferramentas, é também, autoconhecimento. Ao colocar um propósito a pessoa passa a ter motivação e criar hábitos, e o controle emocional é fundamental para organizar tudo".

Libardi abordou como os lados pessoal e acadêmico estão intimamente interligados, e que o aluno precisa estar bem nos dois para conseguir o foco e, consequentemente, a produtividade. Ele comentou que é muito comum ver alunos de universidades públicas sem objetivos nos estudos e com baixo rendimento.

eesc semana engenharia civil  site

"Muitas vezes o problema está na mudança de ambiente, enquanto alunos do ensino médio e de cursinho eles possuem uma organização nos estudos e na vida pessoal e são mais dependentes dos pais e professores. Na graduação isso não acontece, pois dentro universidade eles são independentes, precisam tomar as decisões sozinhos e organizar a própria rotina de estudos e compromissos. Quando não conseguem cumprir com todas as responsabilidades, se sentem desmotivados e com dúvida sobre suas escolhas", explicou Libardi.

Contado com a participação ativa dos estudantes, o workshop foi bastante dinâmico. "A interação do público é muito importante para deixar a metodologia bem inclusiva e permitir que os participantes se exponham mais. Abrimos um espaço para que eles se alonguem, mudem de lugares, conversem entre si e se conheçam melhor. Pois a ideia é que além de absorverem o conteúdo sobre produtividade, eles saiam conhecendo mais um dos outros e façam novas amizades e parcerias", comentou o palestrante convidado.

Sobre a Semana

Em mais uma edição, a SEC proporcionou a seus participantes uma programação variada com palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops e visitas-técnicas.

De acordo com a presidente da comissão organizadora da SEC, Juliana Donaire Sousa, o intuito principal do evento foi aproximar os estudantes da atual realidade do mercado de trabalho, ampliando o conhecimento de campos de atuação, tecnologias inovadoras, empreendedorismo, conceitos de gestão e sustentabilidade.

Além disso, a SEC promoveu experiências únicas com atividades sociais e culturais, além da oportunidade ímpar de estabelecer um networking com profissionais renomados no mercado de trabalho, empresas e universitários de engenharia civil de todo o país.

"A programação como um todo é um instrumento dinâmico, que alia conhecimento técnico e prático ao mesmo tempo em que aprofunda o saber e a habilidade do participante, agregando em experiência o que se vê apenas na teoria em sala de aula", comentou Juliana.

Por meio dos feedbacks a comissão organizadora confirmou o sucesso do evento atingindo seus objetivos. "A avaliação geral sobre a programação e organização foi muito positiva. Estamos contentes por termos contribuído positivamente com a formação de tantos estudantes participantes. Agradecemos também todo o apoio dos professores que confiaram mais uma vez no trabalho desenvolvido", destacou a presidente.

Cerca de 300 participantes estiveram na SEC, vindos da Universidade Federal de São Carlos, Centro Universitário Central Paulista, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Keite Marques