Docente recebe dois prêmios de reconhecimento internacional
09 de agosto de 2016
Compartilhe:

 

eesc rodrigo ramos ieee siteO reconhecimento foi concedido pela relevância das atividades e condução da Força-Tarefa em Sistemas Teste para Análise e Controle da Estabilidade a Pequenas Perturbações – em inglês IEEE PES Task Force on Benchmark Systems for Small-Signal Stability Analysis and Control – desenvolvidas no âmbito do Comitê de Desempenho Dinâmico de Sistemas de Potência (PSDPC, sigla em inglês) da PES.

 

A atividade comandada pelo docente, que durou quatro anos, consistiu em montar um time de especialistas da academia e da indústria para analisar as seis melhores práticas já utilizadas industrialmente para dinâmica e controle de sistemas de potência, e sugerir uma recomendação de sistema padrão, até então não estabelecido. “O objetivo da força-tarefa foi desenvolver um conjunto de sistemas-teste para uso da comunidade de dinâmica e controle de sistemas de potência e comparar métodos de análise e controle da estabilidade a pequenas perturbações, algoritmos computacionais e procedimentos de ajuste de sinais adicionais estabilizadores”, explicou Ramos.

 

Os principais frutos do trabalho foram o Relatório Técnico IEEE, a criação de um website descrevendo todos os dados dos seis sistemas-teste selecionados e os resultados detalhados das experiências realizadas por diversas ferramentas de simulação dinâmica, além de um artigo publicado na revista IEEE Transactions on Power Systems.

 

Na condição de líder da força-tarefa, Ramos foi premiado com um certificado de reconhecimento. Além disso, os demais membros titulares do grupo receberam certificados de participação, entre os quais constam quatro orientandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC – Tatiane Fernandes, Edson Geraldi Júnior, Artur Piardi e Jhonatan dos Santos –, além de pesquisadores de renome internacional como os da University of Adelaide, Michael Gibbard e David Vowles; do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Nelson Martins; da Imperial College, Bikash Pal; da University of Michigan, Ian Hiskens; da Hydro-Québec, Luc Gerin-Lajoie; da Kestrel Power, Leonardo Lima; entre outros. Ao todo, a atividade contou com a colaboração de 19 membros titulares.

 eesc apresentacao ieee site

O segundo prêmio recebido por Ramos foi concedido em função de sua liderança destacada na função de coordenador do Technical Committee Program Chair (TCPC), atuando na organização da reunião anual da IEEE PES nas edições de 2014 a 2016. Dentre as atividades desempenhadas, foram destaque o recebimento de submissões, a solicitação de revisões ad-hoc e a decisão final de aprovação ou não de artigos, bem como a organização das sessões técnicas nas quais eles foram apresentados.

 

"Foi uma honra receber esses certificados por dois motivos: o primeiro por ter trabalhado com pesquisadores de renome mundial e, em segundo, por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de participarem de um trabalho tão relevante e importante para a engenharia, na amplitude ainda de encorajá-los na continuação de pesquisas na área", salientou Ramos.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: arquivo pessoal


Veja também