Profissionais da EY participam de atividade didática
05 de julho de 2016

eesc gestao da mudanca ey 03 site

Ao iniciar o semestre, o docente e os profissionais da EY – coordenados pelo gerente da área Gestão de Conhecimento, Leandro Loss – desenvolveram um trabalho criativo de “colocar suas experiências na mesa”, projetando um caso fictício baseado em suas vivências profissionais. Como resultado, surgiu o 'case' de transformação organizacional de uma empresa do setor sucroenergético denominada Demerara.

O caso relatou uma crise de sucessão da empresa após a mudança de comando de pai para filho, os quais possuem perfis de gestão diferentes, somada às dificuldades no contexto da crise econômica. Ao tomarem conhecimento, os estudantes foram desafiados a aplicar as competências aprendidas durante o curso para ajudar a organização a superar a crise e definir um plano de recuperação. "Eles precisavam mapear quais os elementos dessa mudança de geração e de liderança precisavam ser trabalhados para a continuidade do negócio", explicou Loss.

No dia 21 de junho, as equipes apresentaram as alternativas de resolução do caso para a banca avaliadora formada por Loss, pelo gerente sênior da área Supply Chain, Fabrizio Passari, pelo gerente da área Supply Chain, Otávio Tosi e pela membro da equipe de Talent Carolina Negretti, além dos professores do SEP Henrique Rozenfeld e Janaina Costa.

eesc gestao da mudanca ey 04 site

Segundo Passari, ao ver as soluções apresentadas foi possível constatar que o 'case' proporcionou uma experiência de consultoria aos alunos e os aproximou mais da realidade do mercado de trabalho.  "Foi uma experiência bem legal, pois existe a troca de visão no embasamento teórico dado pelo professor em sala de aula e o embasamento da indústria na prática, sendo que ambos se complementam. Eles encontraram várias soluções para o mesmo tipo de problema e soluções que nem haviam sido abordadas em sala de aula", destacou.

A iniciativa do trabalho, que acontece desde 2014, é fruto da amizade entre Gerolamo e o sócio da EY, Flávio Barreiros, que estudaram e trabalharam juntos. Satisfeito com a parceria e os resultados que ela vem apresentando, o docente comentou que “esse tema é atual e relevante para pesquisa, além de ser de grande interesse para EY, o que culmina em iniciativas de ensino e beneficia os participantes do curso, colocando-os em contato com situações bastante reais no contexto de sua profissão. Além disso, nossos futuros engenheiros ganham visibilidade e mais oportunidades profissionais tendo 'os olhos do mercado de trabalho' dentro da sala de aula”.

eesc gestao da mudanca ey 08 site

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Mateus Gerolamo