Novo conceito de serra de bancada é apresentado por alunos da EESC
30 de junho de 2016

eesc ergonomia pitch serra bancada siteNo último dia 9 de junho, alunos do curso de Engenharia de Produção apresentaram seus trabalhos finais da disciplina SEP-0493 - Ergonomia, ministrada pela professora do SEP, Janaina Mascarenhas Hornos da Costa, sob o desafio de criar um novo conceito para a serra de bancada usada na construção civil.

Amaral, que acompanhou os alunos em grande parte do desenvolvimento dos projetos, explicou que o principal objetivo do desafio foi criar soluções inovadoras para os componentes da serra, "capazes de contribuir para o bem-estar, segurança e diminuir esforço físico e cognitivo dos trabalhadores, contribuindo para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais", explicou.

Os trabalhos ocorreram em parceria com a empresa Forjaria Brasileira de Metais, localizada em São Carlos, responsável pela fabricação da coifa de proteção da serra e, em breve, da bancada. "Atualmente temos uma parte pequena do projeto e desejávamos a solução completa, que inclui a bancada, o sistema de coleta de pó, a proteção de dispositivo de segurança e a frenagem de serra, para vender uma solução integral ou fragmentada", disse o diretor presidente da empresa, Wilson Silvestre Vidal.

Os alunos enfrentaram um desafio 100% real e idêntico aos que os engenheiros vivenciam na prática. "Eles tiveram que atender também às demandas, especificidades e desejos dos fabricantes e de empresas que compram e alugam esses equipamentos para as construtoras. Além disso, tiveram restrições de tempo, recursos, preço, materiais, logística e tantos outros que acontecem em um projeto real", comentou o Amaral.

No total, oito equipes participaram do desafio durante o primeiro semestre. Os grupos também receberam a orientação do professor para a validação dos conceitos e a colaboração dos alunos de pós-graduação do SEP para concepção dos protótipos.

"A competição foi muito acirrada; as soluções foram muito criativas e muito bem executadas, o que não é nada simples realizar. As equipes conseguiram produzir e testar excelentes protótipos dentro dos padrões, e até melhor do que se vê nas melhores faculdades de engenharia do mundo. Foi excepcional", destacou o docente.

No dia das apresentações, cada grupo realizou um 'pitch' (uma rápida exibição que mostra as principais ideias para um produto) de 20 minutos. Ao final, a banca avaliadora – formada por professores e os representantes da empresa – examinou e decidiu o melhor conceito apresentado. Em primeiro lugar ficou a equipe Criação, em segundo a equipe ABSD e em terceiro ficaram empatadas as equipes Dinós e USPTech. "Certamente, a decisão se deu em detalhes, pois as pontuações foram muito próximas. As soluções de engenharia são assim: pequenos detalhes contam como parte do encanto dessa profissão", comentou Amaral.

Parceria empresa-universidade

eesc ergonomia pitch serra bancada01 site

De acordo com o diretor geral da empresa, Ivan Vidal, já existia o interesse de firmar uma parceria com a EESC, pois em um primeiro contato o professor Amaral apresentou um leque de opções para a interação, sendo que essa disciplina seria uma delas. "O resultado foi sensacional porque podemos utilizar uma série de ideias que foram desenvolvidas em curto prazo e que demoraríamos muito mais tempo se fôssemos desenvolver. Agora iremos fazer com que nosso produto, que hoje é obsoleto no mercado, torne-se um produto inovador, ao invés de copiarmos o concorrente líder de mercado", explicou.

Segundo Amaral, é muito importante para a Universidade firmar parcerias com empresas para favorecer e aumentar o aprendizado dos alunos. "As parcerias conseguem motivá-los de maneira muito significativa, e motivação é o primeiro passo para o sucesso em qualquer processo educacional. O segundo aspecto é quanto à missão da Universidade. Somos uma universidade pública e é nosso dever ajudar as empresas", relatou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Keite Marques

eesc ergonomia pitch serra bancada03 site