Alunos realizam sabatina com profissional de mercado na área de gestão da mudança
20 de junho de 2016
Compartilhe:

 eesc aula mateus gestao lideranca 2 site

Com a teoria estudada durante o semestre, essa oportunidade permitiu aos estudantes saber mais sobre a visão e experiência de mercado do convidado, que apresentou os desafios e a importância de gerir processos de mudança, não apenas para melhorar as empresas, mas também para que possam alterar a realidade das próprias vidas dos estudantes e das pessoas ao seu redor. "Com certeza ele plantou um pouco de conscientização e motivação em todos os presentes, com objetivo de entender onde estamos encaixados na sociedade e como também somos responsáveis pela sustentabilidade dela. Estou muito grato por ele ter compartilhado sua visão quanto aos desafios atuais da sociedade e das cidades”, salientou o docente.

 

Entusiasmados, os estudantes fizeram diversas perguntas ao convidado, entre as quais: Como se dá a resistência à mudança nas organizações? Qual a importância da liderança nos processos de mudança? Como ocorre a integração com o conceito de capitalismo consciente?

 

Para Catto, a experiência da sabatina foi muito interessante. "O encontro ocorreu com uma turma de formação mais técnica, que já está atenta para aos aspectos humanos nas organizações. Percebi pelas perguntas que estão pesquisando tudo o que há de referência bibliográfica e artigos sobre o tema de gestão de mudanças, bem como a influência da cultura organizacional no desenvolvimento dos negócios", comentou.

 eesc aula mateus gestao lideranca 1 site

Ainda de acordo com o consultor, a proposta da visita foi despertar o interesse dos alunos para pesquisarem sobre o poder do propósito, a consciência sobre seu lugar no mundo e a importância em ouvir e se relacionar com 'stakeholders'. "Um negócio só tem sustentabilidade enquanto ele é valioso para a sociedade, logo o papel do líder é articular o propósito do negócio na sociedade e executá-lo com excelência, através de uma cultura alinhada com as expectativas dos 'stakeholders'", explicou Catto.

 

Para Gerolamo, “a vinda de profissionais de mercado com experiência prática elucida várias questões conceituais com as quais os estudantes se debatem durante sua formação acadêmica. O esquema ‘roda viva’ formatado para a aula tornou-se um bate-papo mais dinâmico com várias perguntas e respostas, o que permitiu maior fluência entre vários temas tratados. Agradeço muito a Catto por aceitar nosso convite e por compartilhar sua rica experiência”, comentou.

 

Entre os presentes, o estudante do curso de Engenharia de Produção da EESC, Guilherme de Paiva Sousa foi presenteado pelo palestrante com o livro Empresas Humanizadas, de autoria de Raj Sisodia, Jag Sheth e David Wolfe, publicado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Grato pelo presente, Souza comentou: “a visita de Catto foi mais uma grande oportunidade de conhecimento e aprendizagem oferecida pela disciplina Gestão da Mudança".

 

eesc aula mateus gestao lideranca 6 site

Sobre o convidado

Ricardo Catto é sócio da Ernst & Young Brasil na área de People Advisory Services, com foco em cultura e estrutura organizacional, gestão de talentos e performance. Além disso, é conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e trabalha com estruturação de equipe – diagnóstico de prontidão à mudança, team building e coaching.

 

Possui mais de 27 anos de experiência profissional em consultoria de gestão e já liderou diversos projetos de transformação envolvendo implementação de sistemas ERP, redesenho de processos de negócios, supply chain management, gestão de mudanças organizacionais e estratégia de sustentabilidade, além também de liderar a prática de sustentabilidade com projetos de inovação e estratégia, gestão e cultura de sustentabilidade nas organizações.

 

Formado em Engenheira Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, também fez MBA em empreendedorismo na Fundação Dom Cabral e MBA em gestão de projetos na Fundação Instituto de Administração. Possui formação em Prince of Wales’s Business and Sustainability Programme pela University of Cambridge e em Teoria U no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com o professor Otto Scharmer.

 

Catto é especialista em técnicas de coaching utilizando Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), programação neurolinguística e constelações sistêmicas para formação de equipes de alta performance, atendendo clientes no setor de concessão de rodovias, infraestrutura, construção, bens de consumo, automotivo, siderúrgico e serviços.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Professor Mateus Gerolamo

 

{gallery cols=4}/noticias/2016/sep0140/galeria{/gallery}


Veja também