Trabalho na área de bioengenharia é premiado na Polônia
20 de junho de 2016

"O prêmio torna-se um reconhecimento ao trabalho e uma indicação de que esta pesquisa, ou o modo como está sendo conduzida, está no caminho correto, além de ser de grande valia pessoal e também para o PPGIB. Fico feliz de poder contribuir para seu crescimento e qualidade", destacou Milan.

eesc trabalho premiado em bioengenharia siteO trabalho intitulado Rheological effect of mangosteen extract on chitosan/collagen mixtures faz parte da dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do PPGIB – que é oferecido conjuntamente pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – e consiste em avaliar o efeito do extrato de mangostão, a diferentes concentrações, em uma blenda de quitosana e colágeno. Dada à natureza dos materiais, a aplicabilidade se dá na área de regeneração tecidual.

A quitosana e o colágeno são biomateriais que possuem excelentes propriedades, como biodegradabilidade, compatibilidade, atividade antimicrobiana, dentre outras. Já o mangostão é um fruto relativamente novo para a cultura ocidental, provindo de países do sudeste asiático, que possui no extrato de sua casca propriedades antibacteriana e antinflamatória, além de consistir em um forte antioxidante usado para diversos tratamentos. "Observando o potencial dos três elementos, teve-se a ideia de uni-los e testá-los", explicou Milan.

De acordo com o mestrando, o destaque da pesquisa premiada deu-se a partir da escolha dos materiais, a aplicabilidade e a técnica utilizada. "A reologia – parte da física que investiga as propriedades e o comportamento mecânico de corpos que sofrem uma deformação (sólidos elásticos) – permitiu obter uma riqueza em dados que pode ser de interesse em pesquisas futuras, além de mostrar a potencialidade do material obtido", comentou.

A orientadora do trabalho foi a professora do Departamento de Química e Física Molecular do IQSC, Ana Maria de Guzzi Plepis. De acordo com Milan, sua orientação foi de suma importância dada a capacidade da docente em sanar dúvidas e conduzir as ideias a um grau de excelência, direcionando o planejamento do projeto.

Milan ainda destacou que o trabalho premiado, por ser ainda parte do projeto de um mestrado, terá uma continuidade de estudos. "A pesquisa irá prosseguir com a finalidade de produção de um 'scaffold' – uma estrutura para experimentos – dos materiais. Já quanto à sua aplicação, no entanto, não há garantias, pois esse projeto não possui as atribuições para testar 'in vivo', dependendo assim do interesse de demais áreas para contribuir", comentou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Arquivo Pessoal