Docente é eleito presidente de conferência internacional
08 de junho de 2016

eesc oscar rodriguez ICMF siteEssa será a primeira vez que a conferência ocorrerá no hemisfério sul, já que tradicionalmente acontece a cada três anos, de forma rotativa, no Japão, nos Estados Unidos e em algum país da Europa. Para a décima edição, que será realizada em 2019, as cidades do Rio de Janeiro e de Chicago (EUA) eram candidatas para sediar o evento, sendo que no final das votações a proposta brasileira conquistou a preferência.

"Considero nossa vitória uma afirmação da relevância e evolução sobre a produção científica na área de escoamento multifásico, e sinto-me honrado por ter a oportunidade de representar nossa comunidade nesse importante fórum científico internacional. Tenho certeza de que a ICMF tratá grande visibilidade internacional aos trabalhos realizados no Brasil nessa importante área da mecânica dos fluidos, colaborando ainda para projetar a EESC e o país no cenário científico internacional", destacou o Rodriguez.

Rodriguez terá as funções de coordenar todas as atividades referentes à conferência nos seus aspectos científico, econômico, organizacional, de divulgação e editoração, trabalhando diretamente com outros professores da EESC, da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e que terão a responsabilidade de apoiar e acompanhar as tarefas do presidente.

Ele também contará com o auxílio de uma comissão organizadora – com a função de organizar e gerenciar as atividades do evento – formada por professores da Universidade Federal de Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Escola Politécnica da USP, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Delft University of Technology, da Holanda, além do apoio da Petrobras e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.

Além disso, o docente passou a fazer parte do Conselho Diretivo (Governing Board) da ICMF, com mandato de 2016 a 2022, tendo como atribuições avaliar e selecionar as propostas para organização periódica da conferência, zelar pelo repositório de informações e agir como conselheiro para a comissão organizadora local e na nomeação de palestrantes convidados.

Mais informações sobre a ICMF podem ser conferidas neste link.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Keite Marques