Internacionalização: EESC realiza workshop com pesquisadores escoceses visando parcerias
11 de maio de 2016

eesc workshop protocolo intencao 01 site

Para realizar a abertura do evento, que ocorreu na Sala da Congregação da EESC, estiveram presentes o diretor da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, o vice-diretor, professor Sergio Persival Baroncini Proença, e o presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), professor Denis Vinicius Coury, que deram as boas-vindas aos visitantes e ressaltaram a importância do encontro para a relação interinstitucional com a universidade escocesa.

O workshop foi fruto de uma parceria que se iniciou em 2015 com a assinatura de um protocolo de intenções no âmbito do processo de internacionalização da USP. "O protocolo de intenções é o primeiro passo, seguido de convênio formal para que uma pesquisa em comum possa ser realizada, bem como intercâmbio de professores e alunos de graduação e pós-graduação entre as instituições", explicou Coury. Atualmente a EESC possui 47 convênios acadêmicos internacionais vigentes.

As apresentações foram iniciadas pelos pesquisadores Charles Knapp, Olimpo Anaya-Lara e Alex Galloway, que mostraram detalhes da instituição escocesa e de seus respectivos departamentos, bem como as linhas de pesquisa em engenharia elétrica, mecânica, aeroespacial e civil.

eesc workshop protocolo intencao 06 site

Em seguida, os professores da EESC mostraram suas principais linhas de pesquisa nas áreas de engenharia elétrica, mecânica, de estruturas, aeronáutica e hidráulica. Realizaram apresentações: do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, Eduardo Nobuhiro Asada; do Departamento de Engenharia Mecânica, Oscar Maurício Hernandez Rodriguez; do Departamento de Engenharia de Estruturas, Sergio Proença; do Departamento de Engenharia Aeronáutica, Fernando Martini Catalano; e do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Edson Wendland.

Ao final do workshop, os visitantes afirmaram estarem satisfeitos com alto nível das pesquisas brasileiras e com boas expectativas de futuras parcerias em áreas de interesse comum, bem como os professores da Escola que também acreditam que estabelecer mais um convênio internacional trará para EESC novas oportunidades de conhecimento, além de avanços científicos e de inovação.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

{gallery cols=4}/noticias/2016/strathclyde/galeria{/gallery}