Conhecimentos em gestão serão estudados e oferecidos a empresas familiares
28 de abril de 2016

eesc lancamento grupo empresas familiares01 site

Na proposta de contribuir com essas questões, iniciaram-se as atividades do Grupo de Excelência em Empresas Familiares, coordenado pelo docente do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Luiz Ricardo Kabbach de Castro, com o objetivo de servir como ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática das empresas no âmbito da gestão de empresas familiares.

"Do ponto de vista acadêmico muito já sabe sobre a dinâmica e características da empresa familiar, o que a distingue das empresas não familiares, seus pontos fortes e possíveis debilidades, como evoluem e quais os principais pontos de ruptura ou tensão que podem existir ao longo do processo de evolução e crescimento da família e do negócio", explicou Castro. Ainda de acordo com o professor, considerando a multidisciplinariedade atual do tema, existem diversas propostas teóricas que variam desde teorias sociológicas, passando por teorias psicológicas e, finalmente, econômicas.

Porém, por outro lado, ainda é preciso entender com mais rigor e detalhe a heterogeneidade das empresas familiares. Isso significa entrar na empresa para entender melhor os processos, a cultura e outras dimensões que possam especificar melhor o conceito de 'familiness' (em tradução literal, familidade) que vem emergindo na literatura, permitindo eventualmente, medi-lo e compará-lo.

O Grupo conta com parceiros que colaborarão em todas as atividades, seja por meio de projetos de assessoria, apresentações ou cursos, como o seminário Empresas Familiares – Passado, Presente e Futuro realizado no ano passado pelo diretor da Cátedra de Empresas Familiares da Universidade das Ilhas Baleares, professor Rafel Crespí-Cladera. "Temos diversos parceiros que permitirão que o Grupo cumpra seus objetivos, em grande parte professores e pesquisadores de diversas universidades, com experiência acadêmica e prática na gestão de empresas familiares, assim como profissionais especializados em empresas familiares", definiu Castro.

Evento de lançamento

O evento de lançamento do Grupo ocorreu no dia 13 abril, no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP e contou com a presença de representantes de empresas familiares de dentro e fora do Estado de São Paulo. Além disso, as empresas parceiras do Grupo, Societàs Consultoria e Symnetics, foram representadas no encontro pelos senhores Pedro Adachi e Antonio Sorbara, respectivamente.

eesc lancamento grupo empresas familiares04 siteNa oportunidade contou com a presença e a apresentação do consultor de empresa e conselheiro da Lupo SA, Elvio Lupo, e da diretora-presidente da empresa, Liliana Aufiero, além de um seminário oferecido pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Marcelo Pagliarussi.

Segundo o conselheiro da Lupo, partindo de seu próprio exemplo, é comum empresas familiares passarem por conflitos à medida que os membros aumentam e as gerações avançam, as peculiaridades da família e da empresa vão se misturando. "Lidar com essa complexidade é o desafio de todas as empresas familiares durante sua evolução. Acredito que melhor forma é antecipar as estratégias antes que as crises surjam, pois é mais fácil construir do que reconstruir".

Sorbara, consultor da Symnetics e um dos coordenadores do Grupo, também destacou que neste primeiro encontro foi possível ver o formato em que serão realizados os trabalhos. "O Grupo se propõem a oferecer conceitos, conhecimentos, ferramentas práticas, experiências, capacitação em gestão e competências, tudo aplicável e específico ao contexto de empresas familiares", comentou.

Os interessados em participar das atividades do Grupo, devem entrar em contato pelo e-mail secretaria.ceef@usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques

{gallery cols=4}/noticias/2016/lancamento_centro_empresas_familiares/galeria{/gallery}