Workshop discute tendências de desenvolvimento de produtos entre empresa e academia
31 de março de 2016
Compartilhe:

 

No intuito de aproximar essas duas realidades, foi realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, no último dia 21, a primeira edição do Workshop de Especialistas em Desenvolvimento de Produto e Inovação (WeDPI), que contou com a participação de 24 representantes de 10 empresas de diversos segmentos. 

eesc workshop desenvolvimento produto 13 site

Segundo a professora do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC, Janaina Mascarenhas Hornos da Costa, que contribuiu para a organização do evento, a academia tem um papel importante na geração de conhecimento. "De forma simplista, pesquisamos e desenvolvemos tendências que serão implantadas pelas empresas. Nosso papel é ajudar as instituições a compreenderem as propostas e, por fim, conseguirem colocá-las em prática com mais eficácia. Para uma boa pesquisa é essencial a participação heterogênica da indústria", comentou.

 

O Workshop ocorreu no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP e promoveu a oportunidade de integração e criação de um relacionamento mais estreito entre os representantes das empresas, que se beneficiam com a produção de novos conhecimentos e tecnologias da universidade, e a academia, que passa a ter o conhecimento das reais necessidades e desafios que as companhias enfrentam.

 

O especialista em marketing e gestão de produtos da Tecumseh, André Zanatta, destacou que "no encontro conseguimos saber o que está acontecendo neste momento na universidade e o que os pesquisadores estão estudando. Isso é importantíssimo para que a gente esteja sempre por dentro do que há de 'best class' nas áreas de processos de desenvolvimento de produto", explicou.

 

Nesta primeira edição, o tema abordado foi a Utilização de modelos de processo no desenvolvimento de produtos, no qual foram apresentados dois 'cases' das empresas Tecumseh e Bosch. Também foram realizadas atividades dinâmicas em grupo, como a tarefa Mão na Prática, na qual os participantes puderam organizar e discutir os métodos de processo de acordo com as prioridades estabelecidas pelas empresas na prática do desenvolvimento e gerenciamento de produtos. 

eesc workshop desenvolvimento produto 06 site

O especialista em desenvolvimento de projetos da Embraer, José Luiz da Cruz, afirmou que "em uma iniciativa desse porte conseguimos estar em contato com as organizações analisando as tendências de processo, ainda mais mediado por grandes pesquisadores da área. Por isso a gente participa, fica atento e procura aprender".

 

Já o supervisor de engenharia de aplicação da 3M, Heruã Luiz Soares da Silva, disse que o encontro ajudou a compreender se o modelo de desenvolvimento aplicado está ultrapassado ou se há novidades. "Ao conversar com os parceiros eu fico sabendo se há outra boa prática diferente da que a gente tem aplicado na 3M ou alguma modificação de planejamento no modelo de referência e desenvolvimento de produto que possa ser útil também. Basicamente é trocar 'status'", definiu.

 

Para Janaina, os participantes conseguiram aproveitar o encontro, aprendendo e repensando sobre suas práticas. "O nível de maturidade em desenvolvimento de produtos e das pessoas das empresas que participaram foi altíssimo", afirmou. Como 'feedback' do evento será fornecido aos participantes um sumário executivo das atividades realizadas, além de direcionamentos e informações que comparam os resultados entre as empresas. 

eesc workshop desenvolvimento produto 14 site

Além de Janaína, o evento foi organizado pelos professores do SEP Henrique Rozenfeld e Daniel Capaldo Amaral. Também colaboraram os membros do Grupo de Engenharia Integrada (GEI2) da EESC, doutorandos Daniel Guzzo e Sania da Costa Fernandes - que foram os responsáveis pelas atividades práticas -, além dos alunos Carina Campese, Marina Pieroni, Felipe Soligon, Elizabete Santos, Gustavo Michelini, Renato Carrião, Bruna Astolfi, Gabriel Mantese e Michael Bianchi e os funcionário Francis Silva e Lucas Gomes.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

{gallery cols=4}/noticias/2016/workshop_janaina/galeria{/gallery}


Veja também