Grupo de Excelência em Empresas Familiares amplia ações da EESC em sintonia com o mercado
23 de março de 2016

geef-logo siteO coordenador do grupo de pesquisa e docente do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC, professor Luiz Ricardo Kabbach de Castro, está expandindo os trabalhos na área com o lançamento do Grupo de Excelência em Empresas Familiares, integrando, além da pesquisa, ações de ensino e extensão universitária, com a consolidação de uma rede de empresas familiares e a realização de cursos para a comunidade interna e externa da Universidade.

As ações do grupo de excelência partem do princípio de que as empresas familiares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de um país, e que o conhecimento sobre a dinâmica dessas firmas pode fomentar crescimento. Assim, sua missão é oferecer um ambiente multidisciplinar de discussão dos desafios que cercam essas organizações e prover recursos para ampliar a interação entre empresas e famílias empresárias, o que tem o potencial de alavancar mudanças, principalmente em um momento de dificuldade financeira como o atual.

Ness mesma linha, será criado também o Grupo de Melhores Práticas em Empresas Familiares (GMPEF) para constituir uma rede em que as empresas possam aprender umas com as outras e com a Universidade, facilitando o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes.

Além de assumir a coordenação geral do Grupo de Excelência em Empresas Familiares, Kabbach também coordenará a parte de ensino e pesquisa junto com o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, Marcelo Sanches Pagliarussi. Também fazem parte da coordenação o empresário Ricardo Marchesan, responsável pela área de relacionamento com as empresas, e o engenheiro Antonio Sorbara Jr, que estará à frente do grupo de melhores práticas.

O lançamento oficial será no dia 13 de abril, em um evento que ocorrerá no Departamento de Engenharia de Produção e receberá como destaque a apresentação do Sr. Elvio Lupo sobre sua empresa familiar, a Lupo. Todavia, um site com informações sobre a iniciativa já está no ar e pode ser acessado no endereço www.ceef.prod.eesc.usp.br.

informação

Secretaria do Grupo de Excelência em Empresas Familiares E-mail: secretaria.ceef@usp.br