Extensão universitária: EESC oferece curso de atualização das normas ISO 9001 e ISO 14001
21 de março de 2016
Compartilhe:

eesc logo sep

O treinamento abordará as principais mudanças realizadas em 2015 pela Organização Internacional para Padronização (ISO, sigla em inglês) nas normas ISO 9000, sobre sistema de gestão da qualidade, e ISO 14000, que rege sistemas de gestão ambiental, além de apresentar os princípios e requisitos fundamentais para utilizá-las.

 

O curso foi idealizado pelos professores do SEP Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti e Mateus Cecilio Gerolamo, especialistas em gestão da qualidade, e Aldo Roberto Ometto, especialista em gestão ambiental. Além desses docentes, também irão ministrar as atividades as mestres Camila Ferreira e Camila Fabrício e o engenheiro Guilherme Alves, pesquisadores da USP com experiência nos temas.

 

A adequação às novas regras é importante para as empresas que pretendem se certificar pela primeira vez, sendo obrigatório que projetem e implementem seus sistemas de gestão atendendo essas normativas. Para as empresas já certificadas seus documentos antigos continuam válidos, porém, quando chegar o momento da renovação, deverão estar adequadas à nova versão das normas. Até 2018, todos os certificados deverão estar em acordo com as referências atualizadas.

 

A oportunidade é voltada para profissionais de empresas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, empreendedores, proprietários de pequenas empresas, estudantes de graduação e de pós-graduação. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Apolo da USP, no menu Inscrição on-line, item Fazer inscrição > Escola de Engenharia de São Carlos > curso Atualização nas normas ISO 9001:2015 e 14001:2015, ou clicando aqui.

 

As vagas são limitadas e os participantes selecionados deverão pagar uma taxa de matrícula de R$90,00. Todavia, cinco vagas serão disponibilizadas gratuitamente, clique aqui para conferir os critérios.

 

O curso é presencial e ocorrerá no Departamento de Engenharia de Produção, localizado no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

 

informação

Professor Mateus Cecílio Gerolamo E-mail: gerolamo@sc.usp.br


Veja também