EESC tem representação na Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas
21 de março de 2016

eesc novo diretor secretario abcm siteO docente terá como responsabilidades do cargo colaborar e atuar em questões administrativas da ABCM, participar de reuniões com os demais membros, acompanhar a organização e execução de eventos e os informes internos, bem como participar da comissão permanente de divulgação e publicações.

Além das atribuições definidas, Ribatski comentou que deseja colaborar com outras melhorias. "Gostaria de implementar algumas ideias que acredito que irão contribuir ainda mais para os objetivos da ABCM, como buscar a melhoria no ensino oferecendo mais qualidade do que quantidade de atividades, e apoiar e adotar a política da meritocracia para fomentar a boa formação do aluno, bem como para fortalecer a relação entre indústria e academia", explicou.

O mandado de Ribatski será de dois anos, 2016 e 2017, com participação em reuniões bimestrais na sede da Associação, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Sobre a ABCM

A ABCM conta com cerca de novecentos membros com formação em engenharia mecânica, mecatrônica, civil, química, aeroespacial, naval, de petróleo, de materiais e metalúrgica, bem como em física e matemática aplicada. Embora a maioria atue na área acadêmica, a Associação procura estreitar cada vez mais a interação entre as universidades e centros de pesquisa com o meio industrial, especialmente com aqueles setores afeitos aos desafios tecnológicos atuais.

Desde sua fundação, a ABCM tem sido um potencial agente promotor da engenharia e das ciências mecânicas no Brasil, e sua atuação tem sido materializada por meio de diversos mecanismos como a promoção de encontros técnicos e científicos regulares, a publicação dos anais de todos os eventos e a edição de revistas científicas. Além disso, a Associação representa o Brasil em órgãos técnicos internacionais, celebra acordos de colaboração técnica e científica com as principais sociedades internacionais correspondentes e ainda a criou seções estudantis com o objetivo de aproximar a ABCM dos alunos de graduação em engenharia mecânica.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC, com informações do site ABCM

Foto: Keite Marques