"Workshop do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos" expõe trabalhos e debate o futuro do núcleo de pesquisa
21 de março de 2016

O evento foi realizado no Anfiteatro do Departamento de Engenharia de Materiais, localizado na Área 2 do campus da USP em São Carlos, e contou com a participação de diversos alunos e docentes – integrantes ou não do NAP ­–, além de autoridades da Universidade.

eesc ifsc workshop materiais hibridos 2 site

A mesa de honra do evento, composta para sua abertura, recebeu o docente do IFSC, coordenador do CTMH, e pró-reitor de graduação da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, o docente da EESC e vice-coordenador do CTMH, professor Antonio José Felix de Carvalho, o diretor do IFSC, professor Tito José Bonagamba, e o assessor administrativo da Diretoria da EESC, professor Marcelo Areias Trindade, que representou o diretor da Unidade, professor Paulo Sérgio Varoto.

Hernandes relembrou a existência do Núcleo, fundado há quatro anos, e enfatizou a grande quantidade de recursos que a USP investiu nos NAPs em geral, que já alcançou mais de R$250 milhões, ressaltando que a Universidade é responsável por 22% da produção científica brasileira, embora a qualidade dessa produção precise melhorar continuamente.

Em seguida, Trindade destacou a qualidade dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo CTMH, além da característica de integração que o Núcleo traz para o Campus, uma vez que reúne pesquisadores de diversas unidades. Já Bonagamba em sua fala elogiou a estrutura do Centro, afirmando que o projeto reúne ciência, tecnologia e gestão, além de aproximar as pesquisas do meio industrial. Encerrando a cerimônia de abertura, Carvalho agradeceu aos participantes e relembrou alguns pesquisadores que já fizeram parte do CTMH e colaboraram para seu avanço.

Logo após a cerimônia de abertura, o evento teve sequência com a apresentação de trabalhos que têm sido realizados no NAP. Após um breve intervalo, os membros novamente se reuniram para discutir resultados, prospecção de possibilidades de interações e projetos conjuntos, além de refletirem sobre os rumos do grupo. O workshop foi encerrado com uma reunião dos membros do conselho deliberativo.

eesc ifsc workshop materiais hibridos 3 site

Por assessorias de comunicação da EESC e do IFSC