Alunos de cinco continentes ingressam em cursos de graduação da EESC
15 de março de 2016

Os calouros provenientes de diversos países – como Alemanha, China, Colômbia, Espanha, França, Itália, México, Portugal e da República Democrática do Congo – foram recepcionados no último dia 9, na Sala da Congregação da EESC, no Bloco E-1. O evento foi dirigido pelo presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da EESC, professor Denis Vinicius Coury, e pelo secretário da Comissão, Bruno Sevciuc, que apresentou um vídeo institucional sobre a estrutura acadêmica e a infraestrutura da EESC e do campus da USP em São Carlos, bem como dos demais campi da Universidade.

eesc recepcao calouros estrangeiros 05 site"Sejam bem-vindos à EESC. Espero que neste período de convivência e estudos vocês adquiram novas experiências e mais conhecimento para levarem aos seus países de origem. Esta Escola está orgulhosa e contente em recebê-los", destacou Coury.

Também foram apresentados aos calouros alguns dos serviços disponíveis, como o de Biblioteca, o de Estágios e Relações Institucionais e o de Graduação, bem como o Restaurante Universitário. Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as atividades acadêmicas dos grupos extracurriculares da EESC e, ao final do evento, fizeram uma breve apresentação pessoal aos presentes e, posteriormente, confraternizaram-se durante um coffee break.

Por meio de convênios internacionais com instituições credenciadas, os 48 calouros estrangeiros ingressaram na Unidade para cumprirem um prazo inicial de seis meses, podendo existir prorrogação pelo mesmo período, conforme o interesse e a disponibilidade de vagas. Esse é o intercambio regular, com curta duração.

Outros cinco alunos ingressaram na EESC por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação. Nesse modelo, os alunos vêm com o objetivo de cursar toda a graduação e permanecer na Escola durante o período mínimo de cinco anos.

eesc recepcao calouros estrangeiros 13 siteO aluno Hervé Giboba Gimasa, da República Democrática do Congo, está matriculado pelo PEC-G e irá cursar toda a graduação em Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação na EESC. Gimasa veio ao Brasil há um ano para estudar o idioma local e conhecer mais sobre o País, que considera ser bastante avançado em termos de tecnologias, pesquisas e laboratórios.

"A USP é fantástica, muito conceituada internacionalmente e uma referência do ensino e pesquisa de alto nível. Estou contente em ter conquistado a vaga para graduação nessa escola, que é muito elogiada, e contar que no futuro estarei capacitado para voltar ao meu país e contribuir para o desenvolvimento econômico e social dele", salientou o estudante.

Já a espanhola Claudia Reolid Perez veio da Univesitat Politècnica de València para cursar Engenharia Aeronáutica durante seis meses. Ela tem boas expectativas em relação ao curso e às novas experiências no Brasil. "Interessei-me pelo intercâmbio na USP por considerá-la uma das melhores universidades do mundo, além do meu antigo desejo de conhecer a América Latina. Estou muito feliz pela oportunidade e pela convivência que estou tendo com novos amigos e professores da Escola", definiu.

eesc recepcao calouros estrangeiros 28 site

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC