Durante palestra, egresso da EESC motiva alunos contando fatos de sua carreira
10 de março de 2016

eesc palestra civil edison 01 site

Promovida pela comissão organizadora da Semana da Engenharia Civil, a apresentação aconteceu no último dia 2 de março e foi muito elogiada pelo público, que lotou o Anfiteatro Jorge Caron da EESC. "O palestrante é uma pessoa que impressiona a todos pelo seu sucesso e sua determinação. Também demonstra grande interesse em ajudar futuros engenheiros, de forma a nos inspirar com sua experiência", disse a aluna do curso de Engenharia de Civil, Vivian Jochelavicius.

O engenheiro, que também é navegador, falou um pouco sobre sua experiência de vida (veja abaixo) e aspectos inerentes ao ambiente universitário, além realizar uma reflexão sobre o significado do sucesso e o caminho para atingi-lo. Durante o bate-papo, ele focou sua fala em como buscar um diferencial na formação e traçar metas para alcançar sucesso profissional. Ainda argumentou com o público que, independente da época – de crise ou de bonança – as dificuldades sempre haverão de surgir.

"O que importa é estar preparado para os desafios, e para isso é preciso saber o que se quer e dedicar-se a atingir seus objetivos, por mais distantes e inatingíveis que possam parecer. Uma frase fundamental que uso para ressaltar a importância de seguirmos nossos sonhos de uma maneira planejada e consistente é: se você não criar o futuro que você quer, terá que viver no futuro que alguém criou pra você", destacou.

O aluno João Vendrame, que está no primeiro ano do curso de Engenharia Civil, refletiu que "foi impossível deixar a palestra da mesma forma como entrei no anfiteatro. Roque, com uma história de vida tão forte e bonita, mudou minha concepção de que objetivos distantes são impossíveis de se alcançar, e agora tentarei buscar meios de cumprir minhas metas".

Já para o estudante Vitor Hugo Minari, também do curso de Engenharia Civil, o palestrante "mostrou que, para estarmos em uma das melhores faculdades de engenharia do país, muitas pessoas pagam por isso, não somente nossos pais ou nós mesmos, e que é necessário, além de pensamos em nós próprios e nas nossas carreiras, retribuir tudo o que aprendemos na faculdade, utilizando esse conhecimento para o bem maior, e não somente para lucro próprio".

eesc palestra civil edison 02 site

Concluindo a palestra, Reis mostrou sua expectativa de que sua história pessoal e profissional sirva como inspiração aos estudantes, instigando algo em seus corações e mentes. "Que seja uma inspiração para se dedicarem e serem o que desejam ser, para saberem que a engenharia é muito mais que concreto e aço: é o uso do engenho e da arte que pode ser aplicada em tantas áreas distintas. Nenhum progresso vale a pena se não for para melhorar a vida das pessoas", finalizou.

Sobre o palestrante

Reis cursou Engenharia Civil na EESC na turma de 1979, Processamento de Dados e Análise de Sistemas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 1976 a 1979, e Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, entre 1982 e 1987.

Ainda na EESC, traçou um plano de carreira para se aposentar aos 40 anos de idade, foco que manteve até atingir sua meta. Desde então, quando não está velejando em algum lugar do mundo, é ‘coach’ de executivos e, mais recentemente, tornou-se um Certified Finantial Planner (CFP®). Além disso, foi presidente da Associação Nacional de Administração Participativa (ANPAR), fundou e desenvolveu diversas empresas dos ramos de serviço e comércio e atuou na diretoria administrativa de uma empresa com mais de 18 mil funcionários.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Comissão organizadora da Semana da Engenharia Civil