"Semana de Recepção aos Calouros" integra alunos e pais à EESC com programação diversificada
17 de fevereiro de 2016

eesc semana de recepcao 01 site

Assim como no ano anterior, a abertura da Semana foi unificada entre as unidades do campus da USP em São Carlos e ocorreu no Salão de Eventos do Campus, contando com a presença do pró-reitor de graduação da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, do prefeito do Campus, professor Marco Henrique Terra, além do diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, e dos diretores das demais unidades.

Iniciando a cerimônia, Hernandes deu as boas-vindas aos calouros. “Respeitamos muito a conquista de cada um de vocês ao serem aprovados em um vestibular tão concorrido. Tomamos todas as providências para que vocês sejam muito bem recepcionados, com atitudes que valorizam o respeito à autonomia e à dignidade do ser humano. Esperamos que vocês aproveitem com responsabilidade, ética e sabedoria todas as atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e sociais que esta universidade oferece”, discursou o pró-reitor de graduação da USP.

Com a palavra, Varoto também salientou que a engenharia é uma profissão nobre, muito demandada e importante para o desenvolvimento do País. “Só depende de vocês conquistarem o sucesso como engenheiros. Esta Escola dará todo o suporte necessário para formação de vocês como profissionais e cidadãos mais comprometidos com as questões sociais e ambientais. Nossa especialidade é formar líderes para contribuírem efetivamente com o crescimento e sucesso do Brasil. Sejam todos bem-vindos à EESC”, destacou.

Ao encerramento da sessão, os calouros foram convidados a participar de atividades de integração com os veteranos das respectivas secretarias acadêmicas. Enquanto isso, o diretor da EESC recebeu os pais e familiares dos ingressantes no Anfiteatro Jorge Caron para um bate-papo.  Durante a conversa, Varoto fez uma breve apresentação da Escola no âmbito institucional, de ensino, pesquisa e extensão, além de destacar características sobre a cidade de São Carlos. Ele também respondeu às perguntas e dúvidas comuns dos pais em relação ao sistema de avaliação, transporte entre as áreas do Campus, alimentação, segurança, bem-estar dos alunos e outros assuntos de interesse.

eesc semana de recepcao 06 site

Na sequência os pais foram convidados a saborear um café da manhã em companhia dos coordenadores e representantes das comissões de coordenação de curso (CoCs), que estavam à disposição para esclarecer mais sobre a Escola e os cursos. A atividade ocorreu no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1.

Seguindo com os pais, no período da tarde foi realizada uma visita monitorada através das dependências das áreas 1 e 2 do campus da USP em São Carlos, conhecidas popularmente como Campus I e II. Foram visitados os monumentos ícones da EESC – como o Bloco E-1, o Portal das Décadas e a Praça Registrum –, o Bloco C de salas de aula, a biblioteca, o restaurante universitário, o Hangar 1, destinado as aulas práticas de manutenção de aeronaves, além dos departamentos que neste ano receberam os pais em seus laboratórios, algo inédito na programação.

A atividade agradou muito os pais, que elogiaram a iniciativa da direção da EESC e o interesse em passar mais tranquilidade e confiança nesse processo transição dos filhos. A mãe Cassia Aparecida Braz Araújo aprovou amplamente a integração oferecida. “A experiência foi muito valiosa e gratificante, pois eu estava com o coração na mão e agora, depois de conhecer tudo, fiquei tranquila e convicta que o meu filho terá a melhor estrutura e cuidados durante sua graduação. Percebi o quanto a Escola é comprometida com a boa formação e a capacitação dos alunos”, comentou.

eesc semana de recepcao 13 site

Iniciando a terça-feira, dia 16, foi a vez dos calouros conheceram mais sobre a Instituição durante a palestra interativa A História da USP e da EESC, ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia de Estruturas, Roberto Martins Gonçalves. De uma maneira descontraída e atrativa, o docente contou vários fatos e curiosidades que viveu e conheceu enquanto frequentador, estudante e docente da Escola, ainda mais sendo natural de São Carlos. Ele também ofereceu conselhos sobre como equilibrar a vida acadêmica e a pessoal, e sobre como estudar engenharia.

Outras atividades estão sendo oferecidas pela EESC e pelo Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) durante a semana de recepção, que se encerra no próximo dia 19 com a apresentação das atividades dos grupos de pesquisa e extensão universitária da EESC, acompanhada de uma exposição de seus protótipos e prêmios.

A programação completa pode ser conferida no hotsite calouros.eesc.usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

eesc semana de recepcao 04 site