EESC realiza matrícula dos convocados nas duas primeiras chamadas da FUVEST
16 de fevereiro de 2016

eesc matricula 1 site

A Escola oferece dez cursos de graduação: Engenharias Aeronáutica, Ambiental, Civil, de Materiais e Manufatura, de Produção, Elétrica – Ênfase em Eletrônica, Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação, Mecânica, Mecatrônica, além do curso de Engenharia de Computação, este último oferecido em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. No total, 442 calouros realizaram a matrícula, o que equivale a um índice de desistência menor do que 10% do total das 490 vagas oferecidas, que poderão ser preenchidas nas próximas chamadas.

eesc matricula 5 siteO aluno Frederico Lago Silva, de 19 anos, é um dos mais novos alunos do curso Engenharia de Materiais e Manufatura, após se esforçar por um ano para conquistar a vaga. “É uma grande realização, fiz um ano de cursinho para entrar exatamente aqui e nesse curso. Um ano antes, passei em outra universidade, mas cancelei para tentar novamente na EESC, pois era meu foco. Um dos melhores dias da minha vida foi ver o meu nome na lista dos aprovados da FUVEST”, destacou orgulhoso.

Para efetuar a matrícula presencial, grande parte dos estudantes veio acompanhada de seus pais e familiares, e todos foram recebidos pelos servidores da Assistência Técnica Acadêmica da EESC, que os instruíram no preenchimento de formulários e na entrega de documentos.

A mãe Silvia Coletto, de 51 anos, acompanhou o filho ingressante do curso de Engenharia de Produção, Vinicius Coletto Silva, de 17 anos, e estava muito feliz de ver sua conquista. “Ele se dedicou muito e estudou bastante. Apesar de ficar longe, estou muito satisfeita em saber que ele irá amadurecer e trilhar o seu próprio caminho aqui na universidade, e muito confiante que terá sucesso e aproveitará ao máximo o que a universidade tem a oferecer”, ressaltou.

Após concluir o processo de matrícula, os novatos foram convidados para conhecer com mais detalhes as carreiras escolhidas em um bate-papo com os coordenadores dos cursos, que apresentaram a grade curricular, horários e locais das aulas, entre outros conteúdos. Além disso, representantes da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da EESC e do Serviço Social do Campus apresentaram a estrutura educacional e as oportunidades oferecidas pela USP durante os anos de graduação.

Ao fim da conversa, os calouros puderam se dirigir para a área externa do ginásio, onde foram recebidos pelos veteranos das respectivas secretarias acadêmicas dos cursos que os convidaram a participar de atividades de integração.

Concorrência acirrada

eesc matricula-2 site

Conhecida como uma das melhores e mais conceituadas escolas de engenharia do país, a EESC atrai estudantes de diversas regiões do Brasil que optam pelos seus cursos de graduação, os quais são reconhecidos pelos principais rankings avaliadores.

O curso de Engenharia Civil ficou entre os dez mais concorridos na classificação geral da USP, ocupando a nona posição com uma relação candidato/vaga de 33,63. Foi, ainda, o mais concorrido entre os cursos oferecidos no campus em São Carlos, que teve, na terceira posição, Engenharia Aeronáutica, com uma relação de 26,30, e a carreira de Engenharia ­– que abrange os cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Produção – em quarto lugar, com uma relação de 15,81.

Até o dia 19 de fevereiro ocorre a Semana de Recepção aos Calouros, com uma programação especial voltada aos novos estudantes, pais e familiares. Já no dia 18, será realizada a matrícula presencial da terceira chamada dos candidatos convocados da FUVEST. Mais informações sobre a demais chamadas e a programação completa da Semana podem ser conferidas no hotsite calouros.eesc.usp.br.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

{gallery cols=4}/noticias/2016/matricula/galeria{/gallery}